ASSEMBLEIA APROVA PROPOSTA DE CONVENÇÃO COLETIVA DO LONGO CURSO

Na assembleia geral realizada na noite de ontem (28), em Porto Alegre, os rodoviários do longo curso aprovaram a última proposta da entidade patronal  (Sindetri). Nesta nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), com data-base em 1º de junho, o reajuste salarial ficou em 2,2%, a cesta-básica chegou aR$ 220,00 e as diárias foram a R$ 11,50 para o café e R$ 23,00 para almoço e janta.

As empresas estão considerando que a inflação na data-base deverá ficar em 1,5% e estão dando um percentual de aumento real em cima disso. Os índices muito baixos de inflação estão fazendo com que os reajustes de todas as categorias profissionais do país também se mantenham muito reduzidos, explicaram os diretores do sindicato.

O presidente do Sindirodosul, Irineu Miritz, ressaltou que esta foi uma negociação bastante difícil devido à reforma trabalhista. A classe patronal tentou inserir vários artigos da nova CLT na proposta, acrescentou.

Por exemplo, as empresas chegaram a tentar incluir a contratação dos motoristas por hora ou o contrato intermitente, onde o funcionário fica completamente à disposição da empresa, recebendo apenas pelas horas trabalhadas.

Nada passou da reforma trabalhista

Mas nada da reforma trabalhista passou. Todas as cláusulas que tiravam direitos e causavam prejuízos aos trabalhadores foram retiradas da pauta, acrescentou o presidente.

Já o tesoureiro do sindicato, Waldir Ruwer, destacou que se mantiveram intransigentes em não oferecer na mais do que foi votado, em termos de aumento salarial. Tivemos pelo menos 12 reuniões de negociação com eles e não passou disso”, afirmou Ruwer.

Novidade sobre intervalo

Uma novidade desse ano ficou por conta do intervalo de 11 horas entre uma jornada e outra. Agora, o trabalhador tem garantidas 8 horas de gozo de intervalo ininterruptos fora da sua base. Quando retornar, vai ter mais três horas de intervalo, isto é, só poderá ser escalado novamente após 14 horas de descanso.

Isso veio para facilitar o retorno do trabalhador para casa, pois se considerou que não há necessidade de ficar 11 horas fazendo intervalo antes de retornar.

Tão logo seja concluída a revisão das CCT 2018-2019 pelo assessor jurídico, Arthur Dias Filho, e assinada pelo presidente divulgaremos a íntegra, com mais detalhes e explicações.