Frederes e Palmares têm eleição para a Cipa

Duas empresas estão com eleição marcada para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) nos próximos dias: a Expresso Frederes, nesta quinta-feira (21), e a Expresso Palmares Turismo, dia 29, ambas em Porto Alegre.  

Serão eleitos quatro representantes dos trabalhadores em cada empresa e o Sindirodosul convoca todos a participarem, pela importância dessa escolha para a segurança dos funcionários no trabalho. 

A Cipa tem por objetivo prevenir os acidentes e as doenças relacionadas ao trabalho, garantindo assim a qualidade de vida e preservando a saúde do trabalhador. Ela é obrigatória, constituída por representantes dos empregados, eleitos pelos demais trabalhadores da empresa, e representantes do empregador, por ele indicado (artigo 164 da CLT). 

Quanto à estabilidade, ela foi criada a fim de garantir que o membro da CIPA possa exercer suas atividades sem ser punido ou perseguido pelo empregador. Muitas vezes, o cipeiro precisa exigir a resolução de problemas que podem vir a prejudicar a saúde dos trabalhadores. 

Mas Apenas os representantes dos empregados têm direito à estabilidade, que é garantida desde o momento da candidatura do empregado, até um ano após o final de seu mandato.

Boa eleição!

 

  • Copyright © 2020. Todos direitos reservados. Desenvolvido por