SINDICATO ASSINA ACORDOS COLETIVOS COM CINCO EMPRESAS NO SUL DO ESTADO

Em viagem ao Sul do Estado, semana passada, diretores do Sindirodosul firmaram acordos coletivos com cinco empresas: Universal Turismo, Roma Turismo e Alessandro Gandra, de Rio Grande, Zafalon de Piratini e Cláudia Ritter de Cristal.

Com a Roma, a Universal e a Alessandro Gandra, o reajuste salarial foi fixado em 4,2% e o aumento da cesta básica 7,5%, a partir da data-base, que é primeiro de janeiro para as três.

No caso da Zafalon e Cláudia Ritter, esta é uma situação muito especial, porque é a primeira vez que firmam um acordo coletivo com o sindicato. Representa um grande avanço para os trabalhadores.

O aumento dos salários é de 13%, nas duas, além da cesta básica que eles passam a receber, pela primeira vez.  Os motoristas transportam outros trabalhadores que fazem o plantio e corte de madeira na região.

A partir de agora, eles passam a ter a proteção de um instrumento legal para garantia dos seus direitos. Todos esses acordos serão publicados no site do sindicato tão logo sejam homologados no Ministério do Trabalho.

Os diretores do sindicato ressaltaram a receptividade e boa vontade que tiveram das empresas. No caso de Rio Grande, mesmo depois do auge do crescimento do Polo Naval e a crise que se seguiu, as empresas continuam cumprindo os acordos coletivos.