Sindicato e locadoras de veículos chegam a acordo na negociação da CCT

Depois de muitas rodadas de negociação, o Sindirodosul e o Sindicato das Empresas de Locação de Veículos (Sindielv) chegaram a um acordo para a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que tem dada base em 1º de outubro. Como conquista mais importante, está mantida a obrigatoriedade das rescisões de contrato dos trabalhadores no sindicato, que a reforma trabalhista retirou da CLT quando entrou em vigor, dia 11 de novembro.

Para os funcionários das empresas esta é uma garantia de que, no momento da rescisão, vão receber tudo a que tem direito, pois contarão com o apoio do sindicato. As duas direções chegaram a um acordo na reunião da última quarta-feira (06), com a definição também de um reajuste de 2,5% sobre os salários da data-base, o que significa um ganho real de 0,75% uma vez que a inflação nos 12 meses, pelo INPC, somou 1,75%.

Foi uma negociação muito difícil porque há dois anos as locadoras de veículos não ganham aumento da prefeitura nos contratos, relatou o assessor da direção do Sindirodosul, o assessor da direção José Ivori Lima.

Novos salários

Pela nova Convenção Coletiva, que logo estará publicada no site do sindicato, com o reajuste os salários passam a ser os seguintes:

• Motoristas de Veículos leves e utilitários: R$ 1.609,25
  • Motorista de van, besta e sprinter: R$ 1.661,57
  • Motoristas de micro-ônibus: R$ 1.829,37
  • Motoristas de caminhão toco, carroceria aberta e fechada: R$ 1.633,85
  • Motorista de toco e truck, caçamba, muck, cestos aéreos, empilhadeiras: R$ 1.674,73
  • Motoristas de estrada: toco, truck, caçamba basculante: R$ 1.902,86
  • Motoristas de estrada: cavalo mecânico, toco, truck e carreta: R$ 2.080,53

O vale-refeição ficou em R$ 16,30 para o café, R$ 19,50 para almoço e janta e R$ 92,57 o valor correspondente a pernoite (hotel). A cesta básica foi fixada em R$ 131,20. Tão logo a Convenção Coletiva seja registrada no Ministério do Trabalho, publicaremos a íntegra em nosso site.