Votação foi unânime contra proposta das empresas semelhantes às urbanas

Na votação realizada pelo Sindirodosul sexta-feira (29), os rodoviários das empresas semelhantes às urbanas votaram, por unanimidade, contra a última proposta patronal que foi apresentada para a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de 2018. O índice oferecido pelas empresas, representadas pelo Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário (Setergs), foi de 1,87% em todas as cláusulas: salários, cesta básica e diárias (tickets).

Mas todos os 62 votantes, das empresas Expresso Vitória e Empresa Louzada, disseram “Não” a essa proposta. Ninguém votou “Sim”. Com isso, a negociação do Sindirodosul com o Setergs deverá ter continuidade, para que se chegue a índices mais aceitáveis pela categoria.

Foram realizadas duas reuniões, sendo que na primeira as empresas ofereceram apenas 1,2% de reajuste, menos que a inflação anual na data-base (1° de junho), que somou 1,76% nos 12 meses. Na segunda e última reunião, os empresários começaram propondo 1,64% de aumento e, depois, chegaram ao percentual de 1,87% em todos os itens.

A votação de sexta-feira foi acompanhada por diretores do sindicato, que compareceram com uma urna volante para recolher os votos na Estação Rodoviária de Porto Alegre, sede da Empresa Louzada em Arroio dos Ratos e nas garagens das empresas em São Jerônimo e Charqueadas.

Os votos foram apurados nesta segunda-feira (02), na sede do Sindirodosul, em Porto Alegre.