ASSEMBLEIA DO LONGO CURSO REJEITA PROPOSTA DAS EMPRESAS

Na assembleia dos trabalhadores (as) das empresas de longo curso realizada noite de segunda-feira (29), na sede do Sindirodosul, a proposta patronal de 3,34% de reajuste para o piso e salários, a partir de outubro, foi discutida e rejeitada por unanimidade pelos presentes, que esperam ainda conquistar um percentual melhor nesta campanha salarial.

O presidente, Irineu Miritz Silva, ressaltou que na primeira reunião com o Sindetri – Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário Intermunicipal, Interestadual e Internacional do RS (Sindetri) – a entidade patronal chegou apresentar uma proposta sem nenhum reajuste (zero de aumento!) até maio do próximo ano.

Isto foi prontamente rechaçado pela diretoria do Sindirodosul e, na continuidade da negociação, as empresas apresentaram a proposta prevendo o aumento de 3,34% a partir de outubro, sendo que a data-base da categoria é primeiro de junho. A diferença dos quatro meses seria paga em duas parcelas, na forma de abono, em janeiro e fevereiro.

Este parcelamento da diferença chegou a ser aceito na assembleia, mas ficou pendente, à espera de nova proposta, o índice que será aplicado sobre os salários. Foi ressaltado que, no caso da Ouro e Prata, a empresa já vem pagando os salários com um reajuste de 3% desde a data-base.

“Isso que estão oferecendo agora não é nenhum favor das empresas, estão apenas cobrindo as perdas da inflação”, afirmou o presidente Irineu Miritz. Ele lembrou que os acordos e convenções de 2023-2024 foram prorrogados até 30 de setembro pela medida provisória do governo.

Além disso, foi rejeitada a proposta de reajuste de 8% para os itens da alimentação, incluindo a cesta básica e diárias, também a partir de outubro, mas sem a reposição das diferenças de junho, julho, agosto e setembro.

“As propostas foram rejeitadas e o sindicato, como sepre, vai acatar a decisão da categoria, buscando propostas melhores junto às empresas”, disse Irineu. Uma nova reunião de negociação com a patronal deve acontecer nos próximos dia

Essa foi a primeira assembleia realizada na sede do sindicato após a enchente, que inundou completamente o prédio.