SINDIRODOSUL, COM APOIO DO SINDIMERCOSUL, PROTESTA CONTRA ATRASO DE SALÁRIOS DOS TRABALHADORES DA SÃO JOÃO, EM URUGUAIANA

O presidente Irineu Miritz Silva, o vice-presidente José Alcir Passos e diretores do Sindirodosul participaram, na manhã desta segunda-feira (22), em Uruguaiana, de um protesto de rodoviários da empresa São João Transportes Razzera Ltda, devido a atrasos de salários. Estavam presentes também o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Carga de Linhas Internacionais do RS (Sindimercosul) e Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Alimentação.

Às cinco horas a manifestação bloqueou totalmente a frente da garagem, no bairro Anchieta, impedindo a saída dos ônibus que fazem o transporte de passageiros para Rio Grande, Quaraí, São Borja e Bagé. Nenhum coletivo tinha saído até o final da manhã.

Segundo Irineu Miritz, grande parte dos trabalhadores está sem receber há dois meses, mas tem também quem não recebe há três meses, e não aceitam mais continuar trabalhando nesta situação. Enquanto permanecia o protesto na frente da garagem, a direção da São João se reuniu e uma resposta à reivindicação dos rodoviários está sendo aguardada para logo.

Um advogado da empresa chegou a sugerir levar a discussão para a Justiça, mas o Sindirodosul respondeu que não aceita este encaminhamento, pois isso iria retardar ainda mais uma solução. “Queremos uma decisão da empresa o quanto antes, imediatamente, anunciando o pagamento, porque os trabalhadores não podem esperar mais”, disse Irineu.

“O protesto vai continuar enquanto não tivemos a garantia do pagamento dos salários imediatamente”, completou. Ele ainda agradeceu “o apoio importante do presidente do Sindimercosul, Plínio Fontela, e seus diretores nesta mobilização para defender os direitos dos trabalhadores”.

Pelo Sindirodosul também foram a Uruguaiana para a manifestação os diretores Airton dos Santos, Valmir Garcia, José Carlos Salerno, José Heraldo Rosa e José Vilnei Rosa Luiz.

No final da manhã a direção da São João prometeu uma resposta para a tarde. Havendo novidades, atualizaremos a informação.

Atualização: À tarde a empresa anunciou que seriam pagos hoje mesmo, segunda-feira, todos os salários em atraso de abril. Quanto a maio e junho, ficou de responder até quinta-feira, mas a direção do Sindirodosul se reúne com a assessoria jurídica, amanhã pela manhã (terça-feira, 23), para avaliar a situação e, possivelmente, definir alguma medida a ser tomada pelo sindicato. A entrada e saída dos ônibus foi liberada pelos sindicatos e trabalhadores no final da manhã.

Foto: Sindirodosul