O Sindirodosul realizou, nesta quarta-feira (26), a Assembleia Geral Ordinária de Prestação de Contas referente aos períodos de outubro a dezembro de 2024 e janeiro a setembro de 2025, conforme edital publicado no jornal Correio do Povo. O relatório apresentado pela diretoria foi aprovado por unanimidade, sem ressalvas.
O presidente Irineu Miritz Silva abriu a assembleia, na sede do Sindirodosul, agradecendo a presença dos associados e destacando a importância do momento, no qual a direção demonstra com transparência a gestão das finanças da entidade. Ele fez agradecimento especial ao Conselho Fiscal pelo trabalho de verificação das contas.
O assessor jurídico da entidade, advogado Maurício Vieira da Silva, ressaltou que os conselheiros Vilmar Trisch, Francisco Carlos Jacomelli e Antonio Vanderlei da Silva Guimarães dedicaram a terça e a quarta-feira ao exame completo da documentação apresentada.
A contadora Rosane Bueno Romeu apresentou receitas, despesas e saldos bancários dos dois períodos. De outubro a dezembro de 2024, ano marcado pela enchente, o sindicato encerrou com superávit.
No período seguinte, de janeiro a setembro de 2025, já sem os gastos extraordinários decorrentes da enchente, o superávit foi ainda maior. “Todo esse resultado é revertido em favor dos associados, e o que não for utilizado permanece em conta como saldo”, destacou.
O advogado enfatizou que o sindicato foi duramente atingido em 2024 — com a sede inundada e queda de arrecadação devido às demissões —, mas, mesmo assim, encerrou o período com resultado positivo.
“Trabalho para vários sindicatos e posso dizer que este é um sindicato exemplar. Isso é raro. Em muitos sindicatos, o resultado da prestação de contas é negativo. O Sindirodosul é uma exceção”, afirmou o assessor jurídico.
Ele acrescentou: “Alguns sindicatos deveriam fazer curso com o Sindirodosul, que mantém suas contas em dia graças a uma gestão séria, responsável e comprometida em aplicar os recursos da categoria em benefício da própria categoria”.
Após a aprovação da prestação de contas, os participantes discutiram outros assuntos de interesse do sindicato e da categoria. Em seguida, o presidente Irineu encerrou a assembleia reforçando seu agradecimento aos presentes.
