As cláusulas econômicas serão revisadas até 31 de maio de 2020, passando a data-base da categoria, nos próximos acordos, para 1º de junho.

ACORDO COM ZAFALON JÁ TEM REGISTRO NO MINISTÉRIO DO TRABALHO

Já está em vigor o acordo coletivo de trabalho firmado pelo  Sindirodosul e José Luiz Zaffalon (Expresso Farroupilha), de Piratini, com validade a partir da data-base, em primeiro de junho de 2024, até 31 de maio de 2025. O registro do documento no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) foi confirmado nesta terça-feira (17), sob o número RS003118/2024.

O acordo fixa o salário do motorista de ônibus em R$ 3.032,86 , sendo que as diferenças salariais e de 13º salário, relativamente ao período de 1º/06/2023 a 31/05/2024, serão pagas em três parcelas, nas folhas de pagamento dos meses de agosto, setembro e outubro de 2024, no valor de R$ 1.014,35 cada uma.

A diferença salarial do mês junho de 2024 será paga na folha de pagamento do mês de julho de 2024. Ficou acertado ainda que os pagamentos destas diferenças será na forma de abono salarial para cada trabalhador, a título indenizatório,

Cesta básica

O acordo diz ainda que a empresa fornecerá mensalmente aos seus funcionários uma cesta básica similar ao Sesi, no valor equivalente a R$ 197,63 e que a diferença da cesta básica referente ao mês de junho/2024 será paga na folha de pagamento do mês de julho/2024.

Quanto às diárias, a empresa fornecerá café, almoço e janta in natura no local de trabalho.

Contribuição

Outra cláusula do acordo prevê também a contribuição dos trabalhadores da empresa para a manutenção e assistência da entidade sindical, ficando assegurado aos trabalhadores o direito de oposição às contribuições, no praz0 de 15 dias após o registro do acordo coletivo (17/09) no Ministério do Trabalho, que deve ser manifestado individualmente e por escrito ao sindicato.

Clique aqui para ler a íntegra do acordo.