Carteira do trabalho com notas de dinheiro

ASSEMBLEIA DE SANTA CRUZ DO SUL APROVA PROPOSTA DE REAJUSTE SALARIAL PARA A REGIÃO

A assembleia dos rodoviários realizada pelo Sindirodosul em Santa Cruz do Sul, na noite de quinta-feira (28), aprovou por unanimidade a proposta de reajuste salarial para a convenção coletiva de trabalho de 2022-2023, com data-base em primeiro de junho.

Os salários dos rodoviários de transporte intermunicipal na região serão reajustados em 12,4%, em duas parcelas de 6,2%. A primeira será retroativa à data-base, em primeiro de junho, e a segunda será paga em janeiro.

Também está previsto um abono de R$ 300,00 a ser pago em duas vezes de R$ 150,00 , a primeira em novembro e a segunda em dezembro, como compensação ao parcelamento do reajuste.

Estavam presentes o presidente do Sindirodosul, Irineu Miritz Silva, os diretores Arlindo Maciel Martins, Elton Luiz Tonatto, e o funcionário Daniel Carneiro.

Mesmo tendo sido aprovada a proposta, houve críticas dos presentes ao parcelamento, com o alerta de que é a última vez que aceitam isso.

A diretoria do sindicato, como sempre faz, acata a decisão da categoria e vai comunicar a entidade patronal (Sindiônibus), com esta observação dos trabalhadores contra as parcelas.

Além disso, ficou pendente para uma discussão com o Sindiônibus, na próxima reunião, a questão da alimentação dos motoristas e cobradores, que reivindicam um custeio maior das empresas para esse gasto, pois há linhas onde os trabalhadores têm mais despesas neste item,em razão do percurso.

Foi aprovado, então, o seguinte:

– Reajuste salarial de 12,4% em duas parcelas:

– 6,2% retroativo à data-base, em junho.

– 6,2% em janeiro.

– Abono de R$ 300,00 em duas parcelas de R$ 150,00: a primeira em novembro e a segunda em dezembro.

– Cesta básica de R$ 280,00 a partir de primeiro de junho.

– 12,4% de reajuste das diárias na data-base.

– As diferenças de junho dos salários, das diárias e da cesta básica, serão pagas em duas parcelas, 50% em agosto e 50% em setembro.

Para as funções abaixo relacionadas, os salários básicos serão os seguintes, a partir de 1º de junho de 2022:

1. a) motorista de ônibus: R$ 3.115,02 (três mil cento e quinze reais e dois centavos);
  2. b) motorista de serviços especiais de linhas não regulares: R$ 2.235,30 (dois mil duzentos e trinta e cinco reais e trinta centavos);
  3. c) cobradores: R$ 1.534,12 (um mil quinhentos e trinta e quatro reais e doze centavos);
  4. d) fiscais de linha: R$ 2.567,20 (dois mil quinhentos e sessenta e sete reais e vinte centavos).

Para as mesmas funções:

Café: R$ 13,53 (treze reais e cinquenta e três centavos);

Almoço: R$ 27,06 (vinte e sete reais e seis centavos);

Janta: R$ 27,06 (vinte e sete reais e seis centavos);

Índice acima da inflação

O reajuste de 12,4% obtido pela categoria e negociado pelo Sindirodosul ficou um pouco acima da inflação, que alcançou 11,90% na data-base, segundo o indicador do INPC/IBGE.

Dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apontam que a maioria dos acordos e convenções firmados no primeiro semestre no país ficaram abaixo da inflação.

O levantamento mostrou que 43,4% dos reajustes foram menores que a inflação, enquanto 35,2% foram iguais ao INPC e apenas 21,4% tiveram um aumento superior ao índice inflacionário.

Assim que a convenção coletiva de Santa Cruz do Sul e região tiver o registro no mediador do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM), será publicado na íntegra no site do sindicato, como sempre acontece.