ASSEMBLEIA DO LONGO CURSO APROVA AUMENTO DE 4,78%

Realizada no final da tarde de quinta-feira (08), a assembleia dos rodoviários do longo curso, n o auditório do Sindimetrô, decidiu aprovar a proposta de reajuste de 4,78% para os salários e demais cláusulas econômicas. Este índice foi alcançado após uma longa e difícil negociação do Sindirodosul com as empresas, que começou há cerca de três meses.

Ele corresponde ao percentual da inflação dos 12 meses na data-base, primeiro de junho, pelo INPC. Havia outra proposta, de reajuste de 5%, mas com a exigência dos empresários de que os motoristas passem a cobrar passagens, também.

No entanto, a direção do Sindirodosul e os trabalhadores presentes levaram em consideração que a diferença no reajuste era muito pequena e, principalmente, provocaria a demissão de cobradores com o aval do sindicato.

O presidente, Irineu Miritz, lembrou que após a reforma trabalhista o acordado vale mais que o legislado, ou seja, assinando essa cláusula o Sindirodosul estaria legalizando o que hoje é considerada ilegal, pois não há autorização do DAER para o acúmulo de função pelo motorista.

“No momento que colocarmos isso em convenção passa a ser lei”, reforçou o tesoureiro do sindicato, Waldir Ruwer. Assim, a aprovação da primeira proposta foi unânime, mantendo tudo como está, e a outra não recebeu nenhum voto.

O presidente agradeceu a presença de todos, da mesma forma que o delegado sindical da Frederes, Luiz Fernando Guinguerr, também agradeceu o apoio de seus colegas na assembleia. Agora, a resposta da categoria será levada aos empresários, na próxima reunião, a ser marcada.

Com o reajuste de 4,78%, retroativo à data-base, os valores dos salários e demais cláusulas econômicas  ficam assim:

Salários:
– Salário dos motoristas: R$ 2.793,51
– Salário dos cobradores: R$ 1.375,79
– Salário dos fiscais: R$ 2.302,22

Diárias:
– Café: 12,05 – Com jornada entre 04h e 07h da manhã.
– Almoço: R$ 24,10 – Com jornada entre 11h30 e 13h30
– Janta: R$ 24,10 – Quem estiver trabalhando entre 19h30 e 22h

Cesta básica: R$ 230,51

Atenção – Fizemos uma correção no horário da janta, que vai até 22 horas, como está aí agora.