Atenção: Rodoviários das semelhantes às urbanas votam proposta da convenção coletiva amanhã (6ª f.)

A última proposta das empresas semelhantes às urbanas para o reajuste salarial e outras cláusulas da convenção coletiva de trabalho vai à votação nesta sexta-feira (29), pelos rodoviários da Expresso Vitória e Empresa Louzada. O voto, aceitando ou rejeitando o que foi apresentado, será secreto e em urna durante todo o dia, nos locais de trabalho.

Após muita insistência do sindicato, as empresas chegaram a 1,87% de reajuste para todos os valores de remuneração dos trabalhadores . A votação será “sim” ou “não” para cada um desses itens da proposta:

• Cesta básica: aumento de 1,87%. Sim (  ) Não (  )
  • Vale refeição (ticket): aumento de 1,87%. Sim ( ) Não (  )
  • Salários: aumento de 1,87%. Sim. (  ) Não (  )
  • Intervalo de 5 horas. Sim (  ) Não (  )

Em relação ao último item, sobre o intervalo, votarão apenas motoristas e cobradores.

Reuniões de negociação

Foram realizadas duas reuniões de negociação da direção do Sindirodosul com o Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário do Rio Grande do Sul (Setergs).  Na primeira, as empresas ofereceram apenas 1,2% de reajuste, menos que a inflação anual na data-base (1° de junho), que somou 1,76% nos 12 meses.

Na última reunião, os empresários começaram propondo 1,64% de aumento, que foi imediatamente rejeitado pela direção do Sindirodosul. Então, chegaram a 1,87% em todos os itens: salários, cesta básica e vale refeição. E querem implantar o intervalo de cinco horas para motoristas e cobradores.

Os donos das empresas alegam que houve uma queda brusca no movimento de passageiros e que estão fazendo um esforço para manter o quadro de funcionários. Citaram o exemplo da Sogil, que reduziu o número de empregados.

Votação nos locais de trabalho

O presidente do Sindirodosul, Irineu Miritz Silva, e a direção decidiram que a melhor forma de consultar a categoria sobre isso é através da votação pelos associados e contribuintes do sindicato dessas empresas.

Diretores do sindicato vão acompanhar a urna que vai circular nos locais de maior concentração da categoria, as garagens e rodoviárias em Charqueadas, São Jerônimo, General Câmara, Arroio dos Ratos e Porto Alegre. Estão cadastrados para votar 280 trabalhadores rodoviários.

ESTA VOTAÇÃO É MUITO IM PORTANTE, É DECISIVA. QUEREMOS SABER A TUA OPINIÃO. PARTICIPE E VOTE!