COMUNIDADE DO INTERIOR PEDE APOIO AO SINDIRODOSUL PARA O TRANSPORTE PÚBLICO

Na última quarta-feira, dia 12, o Sindirodosul atendeu ao convite de uma comunidade localizada no limite entre Cristal e Canguçu, que sofre graves dificuldades de transporte público entre as duas cidades. Uma comissão do sindicato participou de uma reunião com autoridades dos dois municípios, lideranças e moradores, na localidade chamada Parada X.

Compareceram pelo Sindirodosul o presidente, Irineu Miritz Silva, o diretor Arlindo Martins, o assessor da direção José Ivori e o delegado sindical Fernando Guinguerr. Numa viagem anterior dos diretores a Canguçu, já tinha sido relatado que a comunidade sofre muito com a falta de uma linha regular entre os dois municípios.

A linha intermunicipal que já existiu encerrou suas atividades e hoje só há uma linha municipal de cada cidade, que vão até o limite dos dois municípios. Ali os passageiros precisam fazer baldeação, mas os horários nem sempre coincidem e os ônibus estão sempre lotados.

Muitas vezes isso ocasiona dificuldades inclusive para casos de saúde, quando uma pessoa doente precisa se deslocar de uma cidade para outra em busca de atendimento.

Direito de ir e vir

Com cerca de 300 moradores, a comunidade se mobilizou e até mesmo o prefeito de Canguçu, Marcus Vinícius Pegoraro (MDB) e a prefeita de Cristal, Fábia Richte (PSB), compareceram ao encontro. A prefeita ressaltou que a comunidade deve ter respeitado o seu direito constitucional de ir e vir.

Como o presidente do Sindirodosul tem participação no Conselho do Daer, os moradores querem o apoio do sindicato junto ao órgão, no sentido de que seja liberada uma linha intermunicipal, em caráter emergencial naquela região.

Porém, há um empecilho, explicou Irineu, pois existe uma exigência da Procuradoria Geral do Estado de que sejam realizadas licitações nas linhas intermunicipais. Por isso, nenhuma nova linha está sendo autorizada sem que aconteça a licitação.

Ao final, ficou decidido que uma comissão com quatro lideranças da comunidade, mais o prefeito de Canguçu e a Prefeita de Cristal, virão a Porto Alegre para uma audiência na Procuradoria Geral do Estado e também no Daer, com o apoio do Sindirodosul, onde vão pedir uma solução para a falta de transporte.

“A posição do sindicato é favorável à solicitação de um transporte intermunicipal entre as duas cidades e no que pudermos nós vamos ajudar a comunidade”, disse o presidente Irineu. Ainda não há data marcada para as audiências na capital.