CONHEÇA A NOVA CONVENÇÃO COLETIVA DO LONGO CURSO

Estamos publicando em nosso site a íntegra da Convenção Coletiva de Trabalho para os rodoviários das empresas de longo curso, assinada dia 25 de fevereiro pelos representantes do Sindirodosul, presidente Irineu Miritz Silva , e o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Rodoviário Intermunicipal, Interestadual e Internacional do Estado, Eduardo Michelin.

Ela é uma renovação da convenção que foi prorrogada na data-base da categoria, dia 1º de junho de 2020 até 31 de dezembro, firmada no auge da pandemia ano passado, com a expectativa de frear as demissões e que houvesse uma melhora na situação econômica do país e das empresas ao final do ano.

No entanto, como todos sabem, 2021 chegou com uma segunda onda da Covid-19 e a prioridade número continua sendo a manutenção dos empregos, na prorrogação da convenção até a nova data-base, em primeiro de junho. Por isso não há reajuste, mas também não há redução de salários, que tem acontecido em inúmeras categorias.

Um dado importante ainda, é que o Sindirodosul não renunciou à reposição da perda inflacionária do período, ela apenas ficou para ser discutida mais tarde:

“A variação do índice da inflação pelo INPC, de 1º de junho de 2019 a 31 de maio de 2020 será pauta de negociação na próxima data-base, quando as partes convenentes analisarão a possibilidade de recomposição salarial referente a esse período”, diz a convenção.

Veja como ficam os principais valores até 1º de junho:

Piso salarial:

• Motorista de ônibus: R$ 2.793,50
  • Motorista de serviços especiais de linhas não regulares: R4 2.004,59
  • Cobradores: R$ 1.375,78
  • Fiscais de linha: R$ 2.302,22
  • Os valores são para 220 horas mensais.

Auxílio alimentação:

• Café: R4 12,04
  • Almoço: R$ 24,08
  • Janta: 24,08

Clique aqui para ler a íntegra do documento.