DIRETOR DA CUT-RS É NOMEADO SUPERINTENDENTE REGIONAL DO TRABALHO NO RS

O secretário de Organização e Política Sindical da CUT-RS, Claudir Nespolo, é o novo superintendente regional do Trabalho no Rio Grande do Sul. Ele foi nomeado na última quinta-feira (17) pelo ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho, conforme portaria publicada no Diário Oficial da União.

Dezenas de sindicatos e federações de trabalhadores indicaram o nome de Claudir ao ministro para exercer esse importante cargo para o mundo do trabalho.

Claudir é metalúrgico e acumula uma longa e reconhecida trajetória no movimento sindical. Ele reúne conhecimento, experiência, compromisso com a classe trabalhadora e capacidade de diálogo e negociação para enfrentar os desafios.

Foi diretor e presidente da CUT-RS e também diretor e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre, além de diretor e presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM-CUT).

CUT-RS aplaude escolha do companheiro Claudir

“Aplaudimos a escolha do companheiro Claudir para reconstruir a Superintendência Regional do Trabalho no RS, combater as injustiças e atuar para erradicar o trabalho escravo, valorizar as negociações coletivas e garantir o respeito aos direitos humanos e trabalhistas, na defesa do trabalho digno e decente”, afirma o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci.

Claudir Nespolo e Amarildo Cenci

Os últimos seis anos, desde o golpe que derrubou a presidenta Dilma Rousseff (PT), em 2016, foram os mais duros para quem trabalha e suas entidades de representação sindical.

A reforma trabalhista do golpista Michel Temer (MDB) fragilizou o trabalho formal e reconfigurou o trabalho com a prevalência do individual e precário em detrimento das soluções coletivas.

“A nomeação de Claudir está em sintonia com a luta do movimento sindical para restabelecer um funcionamento administrativo no âmbito do Ministério do Trabalho e Emprego sintonizado com os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras, que foram fundamentais na vitória da presidente Lula (PT)”, destaca Amarildo.

Novo superintendente quer trabalho digno e decente para todos

Claudir disse que “ser superintendente regional do Trabalho representa somar no esforço extraordinário de recuperação e transformação do Brasil a partir das relações de trabalho”. Ele começou o dia integrando a comitiva do ministro, em Bento Gonçalves, combatendo o trabalho análogo ao escravo.

Foto: Reprodução

“Não é possível esses retrocessos autorizados no último período permanecerem como normas, como algo normal. Pelo contrário, foi uma exceção que deverá ser extinta com diálogo, penalizações e orientações para que nunca mais aconteçam esses episódios, e o Rio Grande do Sul e o Brasil caminhem rumo a um ambiente de trabalho decente e digno que merece cada trabalhador e trabalhadora para ganhar o seu pão de cada dia”, frisou.

Ele promete muito empenho na nova atribuição. “Diuturnamente trabalharemos pactuando com agentes do Estado, como o Ministério Público, as áreas de saúde, educação e Sistema “S”. Queremos que avancem as contratações coletivas, de modo a garantir trabalho digno e decente para todos.”

Segundo Claudir, “não é possível ter um auditor-fiscal em cada empresa ou um policial atrás de cada empresário, mas é possível pactuar metas e normas e quem sair fora será penalizado como deve ser”.

O novo superintendente defende “a construção coletiva dos processos e a mão firme do Estado para aqueles que insistirem na agenda do trabalho sem dignidade”.

Sindirodosul cumprimenta o novo superintendente

A direção do Sindirodosul envia cumprimentos ao novo superintendente do trabalho, com muita satisfação, porque Claudir Nespolo tem sido sempre um amigo e bom companheiro do sindicato, apoiando sempre as nossas lutas pela categoria dos rodoviários.

“É muito importante nós termos agora o companheiro Claudir nesse cargo, nos conhecemos de longa data e ninguém melhor que ele, que reúne capacidade, experiência, liderança e o respeito de todo o movimento sindical, para ser o novo superintendente, a classe trabalhadora está muito bem representada, desejamos a ele sucesso”, disse o presidente, Irineu Miritz Silva.

Foto de abertura: Arquivo / CUT-RS

Fonte: CUT-RS