É HORA DE LUTAR: SINDICATO TEM REUNIÃO HOJE (3ª f.) COM RODOVIÁRIOS DA EXPRESSO VITÓRIA

A direção do Sindirodosul marcou uma reunião com os rodoviários da Expresso Vitória para esta terça-feira (07), em São Jerônimo, para discussão do impasse na negociação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) deste ano. O encontro deve começar às 19h30, no CTG Quero-Quero, localizado na Rua General Barreto Leite, 114.

Vão participar da reunião o presidente do sindicato, Irineu Miritz da Silva, diretores e um dos advogados do sindicato. Eles vão explicar tudo o que está acontecendo na negociação com as empresas semelhantes às urbanas (Vitória e Louzada) e esclarecer as dúvidas da categoria.

O que está impedindo o fechamento de um acordo é a exigência absurda das empresas de aumentar o intervalo da jornada de trabalho. Nas reuniões que aconteceram, o reajuste dos salários, do vale alimentação e cesta básica chegou a 2%.

Mas as empresas só admitem pagar o reajuste se vier junto o aumento do intervalo. Veja como era e como vai ficar, se isso passar:

• Até a convenção de 2014-2015, o intervalo era de duas horas, mas com o pagamento de 40% da hora trabalhada para cada hora a mais de intervalo.
  • Na convenção seguinte, de 2015-2016, a diretoria anterior concordou com a redução para 15% neste percentual. Ou seja, só aí os trabalhadores já tiveram um prejuízo de 25% no bolso!
  • Agora, piorou ainda mais: as empresas querem aumentar o intervalo para 3 horas sem pagar nada. A partir daí pagariam só os 15% (que correspondem a R$ 1,80), sem limite de tempo à disposição da empresa.

Com isso, o rodoviário poderá ficar, por exemplo, até 14 horas disponível para a empresa, recebendo apenas R$ 1,80 por hora de intervalo que exceder as três horas.

O sindicato não aceita que os rodoviários tenham ainda mais prejuízos no bolso, além dos transtornos na sua vida pessoal e familiar que isso vai causar. A categoria precisa participar e lutar por seus direitos, junto com o sindicato, ou as perdas vão ser ainda maiores.

Esperamos todos lá, compareçam, juntos somos mais fortes!