PARA CNH QUE VENCE DE JULHO A DEZEMBRO/2023, PRAZO DO TOXICOLÓGICO É 30/11

Atenção motorista com habilitação nas categorias C, D e E, com CNH que vence entre julho e dezembro de 2023: o prazo para a renovação do exame toxicológico é dia 30 de novembro próximo.

Associados e assistenciados do Sindirodosul têm uma grande facilidade para isso, que é o convênio do sindicato com o Laboratório Prevenir Life. O preço do exame é muito mais acessível que em outros locais: R$ 65,00 para sócio e R$ 90,00 para assistenciados.

O Código de Trânsito Brasileiro determina que todo condutor habilitado nas categorias C, D e E deve realizar o exame toxicológico periódico a cada dois anos e seis meses, para condutores com até 69 anos de idade. E a cada renovação da habilitação, para condutores com 70 anos ou mais.

Quem deixar vencer o prazo após os novos limites estabelecidos pelo Contran estará sujeito a duas infrações de trânsito previstas no artigo 165-B do CTB. Elas podem gerar multa de R$ 1.467,35 e suspensão do direito de dirigir por três meses:

1) Se for flagrado dirigindo ônibus, caminhões, veículos articulados, etc. com toxicológico expirado. Não se aplica, portanto, a quem estiver conduzindo carro ou moto, por exemplo.

2) Se tem CNH C, D ou E com EAR (exerce atividade remunerada) e não comprovar, quando for renovar a habilitação, que fez toxicológico periódico.

Por isso a recomendação de que todo condutor mantenha os exames periódicos em dia, respeitando seu limite máximo específico.

Outros prazos para exames

Para quem tem CNH vencendo de janeiro a abril de 2024, o prazo de renovação é até 31 de dezembro. E para a CNH que vence a partir de maio de 2024, a renovação deve ser feita partir de 1° de janeiro de 2022.

O exame periódico poderá ser aproveitado na renovação da CNH?

O exame toxicológico periódico poderá ser utilizado para fins de renovação da CNH em até 90 dias após a data da coleta da amostra.

Após esse prazo, o condutor deverá realizar novo exame toxicológico para fins de renovação da CNH, sempre em data anterior a realização do exame médico do serviço de habilitação.

Convênio com laboratório

Para utilizar o convênio do Sindirodosul com o Laboratório Prevenir Life, o sócio deve pagar a taxa com dinheiro ou PIX no próprio sindicato, ao retirar a autorização, na Rua Simão Kappel, N° 293, bairro Navegantes, em Porto Alegre.

O laboratório fica na Rua Quintino Bocaiúva, N° 72, bairro São Geraldo, em Porto Alegre.

Valores:
Sócios: R$ 65,00
Assistenciados: R$ 90,00

Para mais informações, ligue:

(51) 3221.2035

Fonte: Detran