Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários Intermunicipais, Interestaduais, Turismo e Fretamento do RS

PELO SEGUNDO ANO, DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA É FERIADO EM TODO O PAÍS

Nesta quinta-feira (20), o Brasil celebra como feriado nacional, pelo segundo ano consecutivo, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, um marco histórico que reconhece oficialmente séculos de resistência do povo negro contra o racismo.

A data, sancionada pelo presidente Lula (PT) em novembro de 2023, reforça a urgência de políticas antirracistas e da valorização das vozes que, apesar da desigualdade persistente, continuam impulsionando o país.

Em 2011, a presidenta Dilma Rousseff (PT) já havia oficializado a data 20 de novembro como Dia da Consciência Negra, em homenagem à memória de Zumbi dos Palmares e Dandara dos Palmares.

Quem foi Zumbi dos Palmares?

Por volta de 1580, Zumbi dos Palmares foi líder do Quilombo dos Palmares, formado na Serra da Barriga, na então Capitania de Pernambuco (hoje estado de Alagoas).

Negro escravizado, virou símbolo da luta do povo negro contra a escravidão. Foi assassinado durante uma batalha contra as forças da Coroa Portuguesa. Teve a cabeça cortada, salgada e exposta pelas autoridades no Pátio do Carmo, em Recife.

O objetivo foi desmentir a crença da população sobre a lenda da imortalidade de Zumbi.

Após quase 300 anos, Zumbi foi reconhecido como símbolo de resistência e a data de sua morte passou a ser referência de luta antirracista até se tornar data oficial no calendário brasileiro como o Dia da Consciência Negra.

Para que serve a data?

O 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, é uma data de celebração e, também, de conscientização da população negra e todos em geral sobre a força, a resistência e o sofrimento que o povo negro viveu no Brasil desde a colonização.

Durante o período colonial, aproximadamente 4,6 milhões de africanos foram trazidos ao Brasil para servirem na condição de escravos, trabalhando primeiramente em lavouras de cana-de-açúcar e no serviço doméstico, e posteriormente na mineração e em outras lavouras.

Neste período, a condição de vida dos africanos e dos negros escravizados nascidos no Brasil era extremamente precária.

Além de serem submetidos ao trabalho forçado, as pessoas negras escravizadas eram submetidos a um tratamento degradante e humilhante, não tendo direito a tratamento médico, à educação e a qualquer tipo de assistência social.

A data também serve para debater a importância do povo e da cultura africana no Brasil, com seus respectivos impactos políticos no desenvolvimento da identidade cultural brasileira, seja por meio da música, da política, da religião ou da gastronomia entre várias outras áreas que foram profundamente influenciadas pela população negra.

Colonização

Durante o período colonial, aproximadamente 4,6 milhões de africanos foram trazidos ao Brasil para servirem na condição de escravos, trabalhando primeiramente em lavouras de cana-de-açúcar e no serviço doméstico, e posteriormente na mineração e em outras lavouras.

Neste período, a condição de vida dos africanos e dos negros escravizados nascidos no Brasil era extremamente precária. Além de serem submetidos ao trabalho forçado, eram submetidas a um tratamento degradante e humilhante, não tendo direito a tratamento médico, educação e a qualquer tipo de assistência social.

O Brasil foi um dos últimos países no mundo a abolir a escravidão. Somente em 1888 foi assinada a Lei Áurea Todos os outros países das Américas já havia abolido a escravidão décadas antes.

A assinatura da lei pela Princesa Izabel, porém, em nada garantiu a dignidade e justiça social aos milhões de escravizados sequestrados da África durante séculos. Eles foram jogados à própria sorte, sem nenhuma proteção social, ficando à margem da sociedade.

Hoje, a discriminação e as desigualdades persistem e continuam oprimindo a população negra.

Fonte: CUT

FALE CONOSCO

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Sindicato e Subsedes

SEDE – PORTO ALEGRE
De segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30h às 17h

Rua Simão Kappel, Nº 423, bairro Navegantes- Porto Alegre-RS, Cep: 90038-900

Telefones: (51) 3225-4795 /3221-2035
E-mail: sindirodosul@terra.com.br

SUBSEDE – SANTA CRUZ DO SUL
De segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h

Travessa Érico Veríssimo, 362 – cj. 101.

Tel.: (51) 3056-4795

ADVOGADO TRABALHISTA / CIVIL / PREVIDENCIÁRIO
SEXTA-FEIRA
Das 10h às 12h e das 13h30 às 16h

Sindirodosul – Praça Osvaldo Cruz, 15, Ed. Coliseu conj. 904 e 906
Porto Alegre-RS, CEP: 90038-900

Telefones: (51) 3225-4795 / 3221-2035

OFTALMOLOGISTA*
Dr. José Protásio Scheid

Rua Prof. Annes Dias, 154, Centro de Porto Alegre.

Telefone: (51) 3221-4948

Com hora marcada, de segunda a sexta-feira Das 08h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30

*COM PARTICIPAÇÃO DE R$ 35,00
– O associado deverá passar na sede do Sindirodosul para pegar a autorização.

Atendimento gratuito para os procedimentos básicos: limpeza, extração e obturações.

PORTO ALEGRE
Clínica Sorrir Bem

Rua Dr. Flores, nº 383, salas 601/602, Centro, Porto Alegre.

Fones: (51) 3012-1975 / 3242-0060

Consultas são gratuitas para restaurações, limpeza e extrações simples. É preciso apenas passar no sindicato para  pegar a autorização.

CACHOEIRA DO SUL
Vero Odontologia Especializada

Av. Brasil, 464, Sala 102, Bairro Drews
Tel.: (51) 9580-9384

SANTA CRUZ DO SUL
Mariele Filter
Rua Borges de Medeiros, 274 Sala 903

Tel.: (51) 3715-3131.
Hora Marcada No Local ou Por Telefone.

SOBRADINHO
Dra. Carine da Cãs

Rua: Marechal Floriano, n°107 – Centro
Tel.: (51) 3742-2419

Curta nossa página