A reforma da sede do Sindirodosul foi concluída neste início de mês, após os danos causados pela enchente do ano passado. A obra, que começou em dezembro, envolveu um investimento de cerca de R$ 60 mil, conforme informou o tesoureiro, Waldir Ruwer.
De acordo com o vice-presidente, José Alcir Passos, apenas alguns detalhes faltam ser finalizados, mas os serviços principais já estão prontos. As intervenções incluíram limpeza, pintura, troca total do forro e do piso da entrada, recuperação das grades e reparos na rede elétrica.
Além disso, foi necessário substituir equipamentos de informática e móveis, pois praticamente toda a mobília foi destruída pela inundação, que danificou boa parte da documentação armazenada no térreo.
A ambulância e um carro da entidade também foram atingidos e estão sendo vendidos. Os aparelhos de ar-condicionado tiveram que ser consertados e um novo foi adquirido para o salão das assembleias.
“É lamentável que isso tenha acontecido, porque um dinheiro que poderia ter sido usado em benefícios do trabalhador, tivemos que usar nessa reforma, sem contar os prejuízos como a perda da ambulância e do Siena”, disse o presidente, Irineu Miritz.
Atendimento ao público
O atendimento ao público, incluindo serviços de rescisão e homologação, já foi restabelecido nas salas do térreo. Contudo, a parte administrativa continuará funcionando no segundo piso, para evitar riscos de novos danos aos documentos e equipamentos de informática.
O prédio foi adquirido em 2019, durante a primeira gestão da diretoria do presidente Irineu Miritz Silva, com o objetivo de transferir a sede do Edifício Coliseu, no Centro Histórico, para um local mais acessível, próximo às garagens das principais empresas, na Rua Simão Kappel, 423, bairro Navegantes, perto da Estação Farrapos do Trensurb.