Sindicato entrega pauta de reivindicações ao Sinfretur

Na última sexta-feira (24), à tarde, aconteceu a primeira reunião de negociação do Sindirodosul com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento e Turismo (Sinfretur), referente à convenção coletiva de trabalho com data-base em primeiro de janeiro de 2018. O encontro foi apenas um primeiro contato, no qual o presidente Irineu Miritz, acompanhado de diretores e o assessor jurídico, entregou à direção da entidade patronal a pauta de reivindicações da categoria.

O Sindirodosul reivindica de reajuste salarial a reposição da inflação integral do período, medida pelo INPC, acrescido de 4% (quatro por cento) de ganho real, para ser pago a partir de 1º de janeiro de 2018.

Este mesmo índice (inflação + 4%), conforme a proposta que foi entregue, deve será aplicado no reajuste do salário mínimo profissional para motorista de ônibus de turismo e fretamento, motorista para micro-ônibus, motorista de camionetas tipo “vans” e motorista de automóvel. Os salários previstos são para 220 (duzentas e vinte) horas mensais, não sendo possível a contratação por hora de trabalho.

Para o valor unitário do vale refeição, está sendo solicitado R$ 21,00 (vinte e um reais), concedidos a todos os empregados, por dia efetivamente trabalhado e R$ 14,00 (quatorze reais) de café da manhã. A pauta tem um total de 50 cláusulas.

A direção da patronal limitou-se a receber e comentar que o setor passa por dificuldades, em decorrência da situação da economia. Ficou agendada uma nova reunião de negociação com o Sinfretur para quinta-feira, dia 30, pela manhã.