Carteira do trabalho com notas de dinheiro

SINDICATO NEGOCIA COM FREDERES E PIONESUL A REGULARIZAÇÃO DE PAGAMENTOS

Está bastante avançada a negociação do Sindirodosul com a direção da Expresso Frederes que visa regularizar os pagamentos das diárias, décimo-terceiro salário, escalas de domingos e feriados, além do fornecimento de uniformes.

O décimo-terceiro, que atrasou nos últimos anos, deve ser quitado até o próximo dia 20 de dezembro. Quanto às diárias, a empresa já se comprometeu a pagar alguns horários que os trabalhadores não estavam recebendo.

Em relação às escalas de domingos e feriados a direção da Frederes assumiu o compromisso de passar a pagar em dobro ou com folga compensatória, como determina a Convenção Coletiva de Trabalho.

Além disso, deverá ser normalizado o fornecimento do uniforme dos trabalhadores, conforme a CCT. Falta acertar ainda como a Frederes vai saldar as diárias retroativas, que estão atrasadas.

A audiência judicial referente a estas questões, que estava marcada na Justiça do Trabalho para o dia 19 de novembro foi adiada para fevereiro, uma vez que existe possibilidade de um acordo entre sindicato e empresa que assegure os direitos da categoria.

Melhorias no alojamento

O Sindirodosul também está negociando com a Empresa de Transportes Pionesul pendências em relação ao vale-alimentação, cesta básica, plano de saúde e acúmulo de funções, como motorista trabalhando de mecânico ou lavando os veículos.

Já houve um avanço em relação às melhorias que foram solicitadas para o alojamento de Encruzilhada do Sul, que estava em péssimas condições. A empresa mudou o alojamento para um local mais apropriado, com instalações melhores.

As demais questões estão em discussão com a direção da Pionesul. Uma ação coletiva do Sindirodosul contra a empresa está correndo na Justiça do Trabalho, mas o sindicato acredita que existem boas chances de acontecer um acordo que resolva estas questões logo.