SINTRAJUFE FAZ CAMPANHA DE MÍDIA CONTRA A EXTINÇÃO DE VARAS TRABALHISTAS NO RS

A campanha de mídia do Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal (Sintrajufe-RS) contra a extinção de nove varas do trabalho no interior gaúcho e pela revogação da reforma trabalhista chegou  sexta-feira (25) aos jornais impressos de diversas cidades das regiões atingidas. A iniciativa reforça a veiculação do spot de rádio lançado na última segunda-feira (21) em diversas emissoras.

São nove varas que podem ser extintas no estado, em Arroio Grande, Alegrete, Encantado, Lagoa Vermelha, Rosário do Sul, Santa Vitória do Palmar, Santana do Livramento, Santiago e São Gabriel.

A ameaça às varas trabalhistas vem por conta da resolução nº 296/2021, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), publicada em 25 de junho de 2021. Ela determina que os tribunais regionais realizem “adequação da jurisdição ou transferência de unidades judiciárias de primeiro grau” em varas “com distribuição processual inferior a 50% da média de casos novos por Vara do Trabalho do respectivo tribunal, no último triênio”.

O Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal (Sintrajufe/RS) denunciou que centenas de gaúchos e gaúchas terão dificuldade de acesso à Justiça do Trabalho, caso as varas trabalhistas sejam fechadas, pois as partes interessadas nos processos terão que percorrer grandes distâncias para chegar às varas mais próximas.

O sindicato está lançando uma grande campanha estadual contra o fechamento das varas, pela revogação da reforma trabalhista e em defesa da Justiça do Trabalho, com spots de rádio, colocação de outdoors, jornais, veiculação de materiais nas redes sociais e outras ações.

Audiências públicas nas cidades

Além da campanha de mídia, o Sintrajufe/RS encaminhou, nas últimas semanas, ofícios aos legislativos municipais das nove cidades ameaçadas, solicitando a realização de audiências públicas, a exemplo de Santana do Livramento e Arroio Grande. A próxima está agendada para o dia 30 de março, em Encantado, sendo que haverá também uma audiência pública no dia 4 de abril na Assembleia Legislativa.

A luta não se restringe à manutenção das nove varas trabalhistas, pois o relatório do CSJT será anual. Ou seja, a cada ano, esse ataque pode atingir outras varas trabalhistas, inclusive na Capital.

A mobilização é em defesa da Justiça do Trabalho como um todo, incluindo a revogação da reforma trabalhista, aprovada no governo do ilegítimo Michel Temer (MDB), em 2016, responsável pela redução de processos e que serve como pretexto para o fechamento das varas.

Fonte: Sintrajufe e CUTRS