SINDICATO NEGOCIA E ASSINA ACORDOS COLETIVOS COM AS EMPRESAS ROMA, UNIVERSAL, CLAUDIA RICHTER E ZAFALON
Numa viagem realizada nesta semana, o presidente do Sindirodosul, Irineu Miritz da Silva, o diretor Arlindo Martins e o assessor da direção, José Ivori, mantiveram encontros com a categoria e firmaram os acordos coletivos das empresas Roma Transportes e Universal Turismo, de Rio Grande.
Também foram assinados os acordos com a Claudia Richter, de Cristal, e Zafalon (Expresso Farroupilha).
Os termos são os mesmos da convenção coletiva de trabalho negociada com o setor de fretamento e turismo. Para os trabalhadores de todas essas empresas, o reajuste é de 4,51% sobre os salários e demais itens econômicos (cesta básica, vale-refeição), retroativo à data-base, que é 1º de janeiro.
No entanto, as cláusulas econômicas têm validade de seis meses, até 31 de maio, e então serão revisadas. Já as cláusulas sociais valerão até 31 de maio de 2021.
Intervalo
Além do reajuste, uma conquista importante nestes acordos coletivos foi a garantia do intervalo intrajornada de dez horas mais uma hora, diferentemente do que a lei prevê, que é o intervalo de oito horas mais três horas.
Segunda-feira à noite, os diretores realizaram um encontro com os motoristas dessas empresas no estacionamento da Yara Fertilizantes, A recepção dos trabalhadores ao sindicato foi ótima e a discussão sobre salários e condições de trabalho bastante proveitosa.
Na próxima segunda-feira, dia 03 de fevereiro, a direção volta a Rio Grande para fazer assembleia e fechar o acordo coletivo com a Koperek Turismo, que já está bem encaminhado na negociação com a direção da empresa.
Ainda há outras empresas sem acordo coletivo que serão procuradas pelo sindicato para a negociação, tais como a Gandra Tur, Sulpolo Locações e Transnportes e Táxi Reis, entre outras.
Tão logo os acordos sejam homologados no Ministério do Trabalho, eles serão publicados na íntegra em nosso site: www.sindirodosul.org.br/convencoes.