ACORDO COLETIVO DA LOUZADA ESTÁ ASSINADO

A direção do Sindirodosul e a direção da Empresa Louzada de Transportes assinaram, sexta-feira (17), e já está valendo o acordo coletivo de trabalho válido para o período de 1º de junho de 2018 a 31 de maio de 2019. Além da definição do reajuste salarial, foi estabelecido um limite para o intervalo, conforme reivindicava o sindicato.

Assim, o intervalo pode ser de no máximo duas horas, prorrogáveis até o limite de mais duas horas, mediante o pagamento de 15% do valor da hora normal trabalhada.

Veja como ficou a redação da cláusula do intervalo:

“A jornada diária de trabalho será interrompida para descanso e/ou alimentação em no mínimo (01) uma hora e no máximo (2) duas horas, facultando-se à empresa em razão da natureza da prestação de serviço que operam transporte rodoviário de passageiros por ônibus, atividade essencial e de utilidade pública, a ampliação do intervalo em 2 (duas) horas, mediante remuneração ordinária de 15% do valor da hora normal trabalhada, para as horas de descanso e/ou alimentação excedente a duas.”

12ª cesta básica

Outro ponto importante do acordo foi uma definição mais clara sobre o pagamento da 12ª cesta básica.

Ficou firmado no documento que a empresa fornecerá MENSALMENTE aos seus empregados, INCLUSIVE NO MÊS DE FÉRIAS, uma cesta básica no valor de R$ 178,50, com participação dos empregados no percentual de 20% do seu custeio.

Valores dos salários

Com o reajuste salarial de 2%, retroativo à data-base (1º de junho), um pouco superior à inflação do período (1,76%) os salários ficaram assim:

• Motorista de ônibus: R$ 2.735,07
  • Motorista de serviços especiais: R$ 1.859,85
  • Cobradores: R$ 1.643,27
  • Fiscais: R$ R$ 2.255,64

Valor do vale-alimentação

Será de R$ 22,44 pago por dia efetivamente trabalhado, com participação dos trabalhadores de 20% sobre o total, através de descontos na folha de pagamentos.

Bom senso

O sindicato foi firme nesta negociação, buscando o melhor para os trabalhadores e para que não houvesse perdas de direitos. Várias reuniões foram necessárias para que se chegasse a um acordo,  mas valeu a pena. Prevaleceu o bom senso.

“Felizmente, a direção da empresa foi sensível, compreendeu a nossa preocupação com o trabalhador, e chegamos a um acordo que é o melhor possível para os funcionários e para a empresa também”, disse o presidente Irineu.

O presidente explicou que os reajustes têm sido baixos para todas as categorias, sem exceção, por causa de uma série de fatores: crise na economia, desemprego, reforma trabalhista e inflação baixa.

Tão logo o acordo esteja registrado no Ministério do Trabalho será publicado na íntegra em nosso site.

Expresso Vitória

Por outro lado, a negociação com a Expresso Vitória continua, mas o sindicato está otimista e espera que haja uma acordo logo, assim como aconteceu com a Louzada.