ASSINADO ACORDO COLETIVO COM EMPRESAS DE TURISMO E FRETAMENTO DE RIO GRANDE

O Sindirodosul e as principais empresas de turismo e fretamento de Rio Grande – Roma, Universal e Gandra Tur – chegaram a um entendimento e foi assinado o acordo coletivo de trabalho deste ano, válido para o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2018.

A documentação assinada pelo presidente do Sindirodosul, Irineu Miritz da Silva, e os representantes das empresas já está sendo encaminhada para homologação no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O reajuste dos salários ficou fixado em 3%, retroativo a janeiro, para uma inflação anual que foi de 2,07% pelo INPC, ou seja, o aumento foi um pouco maior. Todas as cláusulas foram discutidas e aprovadas em assembleia pelos trabalhadores.

Os valores passam a ser os seguintes, retroativos a janeiro:

• Motorista de ônibus: R$ 2.490,54
  • Motorista de micro-ônibus: R$ 2.115,62
  • Motorista de camioneta tipo van: R$ 1.771,60
  • Motorista de automóvel: R$ 1.617,10

Vale refeição

O valor mensal do vale refeição foi fixado em R$ 350,00. Para os motoristas em viagem, o valor de reembolso das despesas com alimentação ficou o seguinte:

• Café da manhã: R$ 13,50
  • Almoço: R$ 20,00
  • Jantar: R$ 20,00

Delegado sindical

Também ficou acertado que, nas empresas com mais de 30 empregados, quando não houver membro da diretoria do Sindirodosul, os trabalhadores poderão eleger um delegado sindical, em assembleia geral.

O mandato será de um ano, com garantia de emprego pelo mesmo período. Tão logo sejam registrados no Ministério do Trabalho, publicaremos a íntegra dos acordos em nosso site, na aba Convenções.