ASSEMBLEIA DOS TRABALHADORES DE LONGO CURSO APROVA PROPOSTA DE REAJUSTE SALARIAL

Nesta terça-feira, em assembleia realizada às 18 horas na sede do Sindirodosul, em Porto Alegre, os trabalhadores das empresas de transporte de longo curso aceitaram, por unanimidade, a proposta de reajuste salarial para a categoria, que resultou da negociação com a entidade patronal – Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário Intermunicipal, Interestadual e Internacional do RS (Sindetri)

Na assembleia passada tinha sido recusada a proposta de 3,34% de reajuste. Houve um avanço no índice, que agora foi aprovado pelos trabalhadores, com o aumento de 4% nos salários, a partir de outubro, mais um reajuste de 8% na cesta básica e 9% nas diárias de viagem.

A diferença de valores da data-base, primeiro de junho, até 30 de setembro, será paga na forma de um bônus, em duas parcelas, nos meses de janeiro e fevereiro de 2025.

Para a cesta básica e as diárias, a diferença desses quatro meses será compensada com o percentual maior no reajuste. Não houve voto contrário entre os participantes.

“Tivemos diversas reuniões de negociação e fizemos tudo que foi possível para melhorar a proposta, até chegarmos a esses índices”, disse o presidente do sindicato, Irineu Miritz Silva.

Ele ressaltou que, de início, alegando dificuldades por causa da enchente, a patronal chegou a apresentar uma proposta sem nenhum reajuste, sem aumento algum, mas  que foi prontamente rejeitada pelo sindicato. “Os trabalhadores também tiveram prejuízos e não seria justo ficarem sem reajuste”, disse Irineu.

Lembrou ainda que outros sindicatos aceitaram prontamente a proposta patronal de 3,34% e que isso também atrapalhou a negociação do Sindirodosul.

Novos Salários

Veja como vão ficar os salários (4%):

• Motorista de ônibus: R$ 3.617,32 e mais o valor de R$ 556,48 que será pago em duas parcelas de R$ 278,24 , nos meses de janeiro e fevereiro.
  • Motorista de serviços especiais de ônibus não regulares: R$ 2.595,74 e mais o valor de R$ 339,32 que será pago em duas parcelas de R$ 169,66 , nos meses de janeiro e fevereiro.
  • Cobradores: R$ 1.781,49 e mais o valor de R$ 274,04 que será pago em duas parcelas de R$ R$ 137,02 nos meses de janeiro e fevereiro.
  • Fiscais de linha: R$ 2.981,16 e mais o valor de R$ 458,64 que será pago em duas parcelas de R$ 229,32 , nos meses de janeiro e fevereiro.

Auxílio alimentação (9%):

– Café: R$ 15,55
– Almoço: R$ R$ 31,10
– Janta: R$ 31,10

Cesta básica (8%)

– R$ 320,00

Plano de saúde

O presidente destacou ainda que o plano de saúde será mantido integralmente, não houve nenhuma proposta de mudança pela patronal, porque a categoria resistiu e lutou ano passado para a manutenção do plano.

Na mesma assembleia de ontem, foi aprovada pelos presentes a contribuição da categoria para a manutenção e assistência do sindicato pois, conforme o presidente, a entidade não recebe nenhum centavo das empresas e nem do governo, “o sindicato só se mantém, para cumprir suas funções, com o dinheiro da contribuição dos trabalhadores”, ressaltou.

Ao final, afirmou que “o sindicato está sempre de portas abertas para todos, tanto para sugestões como para reclamações” e agradeceu a presença de todos que deixaram o convívio com as suas famílias e o seu descanso por algumas horas para participar da assembleia e tomar essa importante decisão.

A homologação da convenção fica na dependência de voltar ao ar o sistema mediador do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que passa por uma instabilidade técnica, mas isso deverá ser resolvido nos próximos dias.