Categoria rejeita proposta patronal. Nova assembleia será segunda-feira

Nesta terça-feira (13) a assembleia geral dos rodoviários de longo curso, em Porto Alegre, decidiu rejeitar a proposta dos patrões, que se manteve a mesma do início da negociação, ou seja, apenas a reposição da inflação dos últimos 12 meses, 3,35% de reajuste, sem nenhum aumento real de salário (índice acima da inflação).

Uma nova reunião de negociação está sendo marcada para segunda-feira (19), com o sindicato das empresas (Sindetri). Também na segunda-feira haverá outra assembleia da categoria para dedir os rumos da campanha salarial, que permanece num impasse: os rodoviários não aceitam a miséria que está sendo oferecida e os patrões não mudam a sua proposta.

Os índices de reajuste salarial costumam acompanhar de perto a variação dos preços, para baixo ou para cima. Por isso, na situação atual da economia, a proposta de reajuste é bem mais baixa que a do ano passado, quando a inflação era maior.

No entanto, a direção do sindicato entende que pode ser um pouco maior que a inflação, uma vez que os salários da categoria são baixos e o reflexo do reajuste no valor do contracheque seria muito pequeno com o índice oferecido.

Conforme o diretor administrativo, Jurandir Santos, as empresas, inclusive, ameaçam com o percentual pequeno de aumento para a manutenção dos empregos.

Setor muito lucrativo

“Mas nós entendemos que estão apenas usando um pretexto para manter o achatamento dos salários, pois mesmo com a crise o setor ainda é muito lucrativo”, afirma Jurandir. “Basta ver, por exemplo, o grande investimento que a Ouro e Prata e a Planalto fizeram na aquisição da Unesul”, completa.

A diretoria conclama a todos para que compareçam em grande número na assembleia de segunda-feira, no mesmo local e horário desta última: às 18 horas, na Rua São Jorge, nº 348, bairro Navegantes, próximo à empresa Ouro e Prata.

O momento é decisivo e uma importante decisão precisará ser tomada, com a expectativa de que surja uma nova proposta na reunião que vai acontecer com os patrões, durante o dia.