CONVENÇÃO DAS SEMELHANTES ÀS URBANAS FOI HOMOLOGADA NO MTE

Foi homologada nesta quinta-feira (14) a convenção coletiva de trabalho dos trabalhadores das empresas semelhantes às urbanas de 2023-2024, com abrangência territorial em Arroio dos Ratos/RS, Charqueadas/RS, São Jerônimo/RS e Triunfo/RS, sob o número de registro no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) RS004730/2023.

A nova CCT determina que os salários dos trabalhadores ficam reajustados, a partir do dia 1º de junho de 2023, no percentual de 3% e a partir de 1º de agosto de 2023 terão um reajuste complementar, de modo a atingir o percentual total de 6%, incidentes sobre os valores praticados em maio de 2023.

Os salários básicos passam a ser os seguintes:

A partir de 1º de junho de 2023:
a) Motorista de ônibus de linha regular ……. R$ 3.357,16
b) Motorista de serviços especiais ………….. R$ 2.282,88
c) Cobradores ……………………………………… R$ 2.017,03
d) Fiscais ……………………………………………. R$ 2.768,69

A partir de 1º de agosto de 2023:
a) Motorista de ônibus de linha regular ……. R$ 3.454,94
b) Motorista de serviços especiais…………… R$ 2.349,37
c) Cobradores ……………………………………… R$ 2.075,78
d) Fiscais ……………………………………………. R$ 2.849,33

VA e cesta básica

O valor do vale-alimentação ficou fixado em R$ 30,00 e a cesta básica se estipulou no valor de R$ 226,00.

Contribuição assistencial

A CCT homologada prevê também a contribuição da categoria para a manutenção da entidade,  sendo assegurado o direito de oposição dos trabalhadores às contribuições, que deve ser manifestado por escrito ao sindicato até o prazo de 15 dias após essa homologação.

CCT está no site

Leia a íntegra da CCT 2023-2024 clicando aqui no link.