FIRMEZA E RESPONSABILIDADE PARA DEFENDER OS TRABALHADORES NA PANDEMIA

Todos sabem que é dramática a situação dos trabalhadores brasileiros, pois além da ameaça do coronavírus, dos hospitais lotados e milhares de mortes pela pandemia, enfrentamos uma terrível crise de desemprego e arrocho salarial, em todas as categorias profissionais.

Está difícil para todo mundo!

Nossa categoria também sofre com tudo isso, pois o transporte de passageiros é um dos setores mais afetados no país. A crise já era muito grave antes de 2020 e ficou pior ainda, com a redução de mais de 90% da circulação dos ônibus desde o ano passado.

Num momento tão difícil, o Sindirodosul está cumprindo seu papel, agindo com muita firmeza e responsabilidade para defender os trabalhadores. A prioridade é preservar os empregos, mas garantindo os direitos de todos.

Além de exigir medidas de prevenção contra a doença nos locais de trabalho, o sindicato recorreu à Justiça, quando foi preciso, para exigir aquilo que os trabalhadores têm direito de receber.

Decisões favoráveis

Já conseguimos decisões judiciais importantes,  favoráveis aos funcionários, como nas nossas ações contra a Eucatur, Frederes e Vitória, recentemente. Se não cumprirem a determinação dos juízes, essas empresas terão que pagar pesadas multas, inclusive.

Durante o ano passado, os empresários receberam amplos poderes do governo para demitir e diminuir salários. Neste ano, continuam pressionando os trabalhadores e promovendo novas demissões, aproveitando as brechas da lei.

O Sindirodosul não pode proibir as empresas de demitir, mas  nossa direção tem feito de tudo para assegurar que os direitos trabalhistas sejam respeitados. Vamos acionar nossa assessoria jurídica sempre que for preciso, a fim de proteger os trabalhadores.

Sacrifícios demais

Sabemos da gravidade da situação causada pela pandemia e concordamos em discutir propostas que visem manter os empregos. Mas não é tarefa do sindicato salvar as empresas, isto é responsabilidade de quem está no governo, nosso compromisso é com os rodoviários!

Infelizmente, na conjuntura atual não há solução fácil ou que contente a todos.

O fato é que os trabalhadores já foram sacrificados demais e não podemos aceitar que queiram tirar mais ainda de quem já sofreu tantas perdas.

Qualquer decisão importante neste aspecto será tomada ouvindo e respeitando a vontade dos trabalhadores, com bastante transparência, como fizemos até agora.

Rodoviários, contem com seu sindicato, estamos sempre ao seu lado, fazendo tudo que for possível por vocês. Precisamos de muita união e colaboração de todos, para enfrentarmos essa crise e vencermos a Covid.

Lembrem-se, juntos somos mais fortes!