NEGOCIAÇÃO COM EMPRESAS DO LONGO CURSO CONTINUA NA PRÓXIMA SEMANA. SINDICATO AGUARDA NOVA PROPOSTA

Na terceira reunião da direção do Sindirodosul com os representantes das empresas de longo curso, terça-feira (10), eles ofereceram, por último, o pagamento integral da inflação em três vezes: 5% em 1º de junho, 2% em 1º de outubro e o restante, completando o INPC, em março do próximo ano.

Mas o índice da cesta básica e dos demais itens econômicos, no percentual do INPC anual, será pago todo à vista, em uma vez só, nada data-base. O adiantamento de 40%, que foi suspenso por algum tempo, voltaria a partir de junho.

O sindicato, porém, apontou que espera uma proposta melhor das empresas, na próxima semana, para continuidade da negociação. No mês de abril, a inflação dos 12 meses medida pelo INPC chegou a 12,13%, a maior desde 1996, e as previsões são de que deve seguir aumentando por mais alguns meses.

Resultado da assembleia geral

O Sindirodosul apresentou aos empresários que foram à reunião na entidade patronal (Sindetri) o resultado da assembleia geral realizada segunda-feira à noite, na qual os trabalhadores recusaram a oferta anterior, de 10% de aumento parcelado: 5% em 1º de junho, 2,5% em setembro e 2,5% em março do ano que vem.

As empresas começaram a negociação, na primeira reunião, oferecendo apenas 8% de reajuste. Já houve algum avanço mas é necessário avançar mais um pouco, avalia a direção do sindicato.

Estavam presentes, pelo Sindirodosul, o presidente, Irineu Miritz Silva, os diretores Waldir Ruwer e Arlindo Maciel Martins, mais o assessor jurídico, advogado Arthur Dias Filho. Chamou a atenção a participação de representantes de praticamente todas as grandes empresas, como Ouro e Prata, Planalto, Azul, Palmares e Caxiense.

Trabalhadores vão decidir

“Não concordamos com nada, não assinamos nada ainda, porque são os trabalhadores que vão decidir sobre essa negociação, qualquer decisão será tomada pelos trabalhadores”, afirmou o presidente Irineu.

Uma nova assembleia geral vai ser chamada, assim que houver uma proposta concreta para ser analisada, ressaltou.