RODOVIÁRIOS DO LONGO CURSO TERÃO ASSEMBLEIA SEXTA-FEIRA (21), 18 HORAS, NO SINDICATO

Após mais uma reunião de negociação com a patronal das empresas de longo curso, a direção do Sindirodosul está convocando a assembleia geral dos rodoviários para a próxima sexta-feira, dia 21, no sindicato, com início às 18 horas, tendo como pauta a apresentação, discussão e votação da nova proposta apresentada pelas empresas.

A proposta se refere ao índice de reajuste que está sendo oferecido para os salários, mas também há outras cláusulas  polêmicas nesta negociação, como as mudanças no plano de saúde e o acúmulo de folgas que as empresas estão pretendendo.

Nas três assembleias realizadas até agora, com boa presença da categoria, os trabalhadores e trabalhadoras rejeitaram todas as cláusulas da proposta do Sindicato das Empresas de Transporte  Coletivo Rodoviário Intermunicipal, Interestadual e Internacional (Sindetri-RS), que foram colocadas em discussão.

Da última vez, as empresas ofereceram 4,5% de reajuste dos salários, cesta básica e vale-refeição, sem pagamento retroativo à data-base (primeiro de junho), apenas a partir da assinatura da convenção coletiva de trabalho.

O presidente Irineu Miritz Silva ressaltou que este percentual é menor do que o conquistado pela categoria do Turismo e Fretamento, que obteve 5,5% de aumento dos salários e 7% para cesta básica e VA, a partir de primeiro de junho.

Também é inferior ao reajuste dos rodoviários metropolitanos, que ficou em 6% parcelados – 3% em junho e 3% em agosto.

Nenhum trabalhador votou favorável ao que as empresas ofereceram, a rejeição foi por unanimidade.

A assembleia de sexta-feira, dia 21, será na sede do Sindirodosul, na Rua Simão Kappel, 423, bairro Navegantes, próximo à Estação Farrapos do Trensurb.

O sindicato espera uma grande presença da categoria, compareça, participe, contamos com sua presença!