TRABALHADORES EM TRANSPORTES DO RS CRIAM FEDERAÇÃO E SE FILIAM À CUT

Em assembleia realizada dia 12 de julho, na sede da CUT-RS, em Porto Alegre, foi aprovada por unanimidade a criação da Federação dos Trabalhadores em Transportes e Logística do Rio Grande do Sul (FETTL-RS), formada por sindicatos que representam rodoviários e motoristas de aplicativos.

Os trabalhadores aprovaram também a filiação da FETTL-RS à CUT para reforçar a luta da classe trabalhadora.

Ainda foram aprovados os estatutos da nova entidade, bem como foi eleita a primeira diretoria com mandato de quatro anos.

O presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, saudou a fundação da FETTL-RS, que é resultado da organização do Macrossetor do Transporte da CUT-RS. “Trata-se de trabalhadores, que atuam em setores fundamentais para a mobilidade das pessoas, e precisam fortalecer a sua organização para potencializar as suas lutas por melhores condições de saúde e trabalho decente e valorização salarial”, enfatizou.

Diretores eleitos

Quem vai estar à frente da federação é o atual presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Transporte de Derivados de Petróleo e Produtos Químicos do Rio Grande do Sul, Raul Stabel.

“Queremos representar os trabalhadores do ramo de transportes e logística para fortalecer as lutas da categoria e avançar na melhoria das condições de trabalho”, afirmou o presidente da FETTL-RS.

Raul agradeceu o apoio da CUT-RS no auxílio para a organização da entidade. “Estamos motivados para fazer um trabalho de muita união e mobilização da categoria e, com certeza, o motorista não será mais escravo”, salientou.

O tesoureiro da FETTL-RS e presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários Intermunicipais, Interestaduais, Turismo e Fretamento do Rio Grande do Sul (Sindirodosul), Irineu Miritz Silva, destacou a importância dos sindicatos que se uniram para fundar a federação. “Juntos seremos mais fortes para defender os direitos da categoria e melhorar as condições de trabalho por uma vida digna para todos”, ressaltou.

Também integram a diretoria eleita, dentre outros, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Carga de Erechim, Ricardo Lima, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Carga de Linhas Internacionais do Rio Grande do Sul (Sindimercosul), Plínio Carlos Fontella, e a presidente do Sindicato dos Motoristas de Transporte Individual por Aplicativo do Rio Grande do Sul (Simtrapli-RS), Carina Trindade.

A assembleia também contou com a presença de dirigentes de sindicatos e federações de metalúrgicos, aeroviários, bancários e portuários, dentre outros, que trouxeram apoio para a nova entidade, que amplia a representação da CUT e a fortalece a unidade da classe trabalhadora.

Fonte: CUT-RS com FETTL-RS

Fotos: CUT – RS