Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários Intermunicipais, Interestaduais, Turismo e Fretamento do RS

SEXTA-FEIRA (22) SERÁ DIA DE PROTESTOS NO PAÍS CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Em várias cidades do Brasil, panfletagens, atos, manifestações e assembleias serão realizadas nesta sexta-feira, 22 de março, o Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência.

Em Porto Alegre, haverá ato, às 18h, na Esquina Democrática, palco tradicional de manifestações sindicais, sociais e populares no centro da capital gaúcha. O Sindirodosul,com sua diretoria estará presente e convida a categoria a participar e apoiar os protestos.

A data marca a resistência dos trabalhadores e trabalhadoras de todo o Brasil contra o fim do direito à aposentadoria, que é o que vai acontecer se a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 06/2019, da reforma da Previdência de Jair Bolsonaro (PSL), for aprovada pelo Congresso Nacional, onde está tramitando.

Preparação para greve geral

Sérgio Nobre, secretário-geral da CUT Nacional, afirma que a data é um dia de alerta, para que a classe trabalhadora se conscientize sobre a realidade do Brasil – de ataques aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras – e um esquenta para uma greve geral que deve acontecer, diante da insistência do governo de Bolsonaro em aprovar a reforma da Previdência.

“Temos um grande motivo para uma greve geral e 22 de março será um dia de alerta. A CUT e as centrais orientaram os seus sindicatos, que estão dialogando com os trabalhadores sobre o que representa essa reforma. A sociedade precisa ter noção do que está acontecendo”, diz o dirigente da CUT.

Entre as principais perversidades da proposta estão a obrigatoriedade da idade mínima para aposentadoria de 65 anos para os homens e 62 para mulheres, o aumento do tempo de contribuição 15 para 20 anos e o fim das condições especiais para trabalhadores rurais e professores terem direito ao benefício.

Regime de capitalização

A PEC da reforma da Previdência ainda traz a possibilidade de ser implantado o regime de capitalização, em que o trabalhador contribui mensalmente, em uma conta individual, administrada por financeiras privadas e bancos.

“Se isso acontecer, o Brasil enfrentará uma tragédia. Muitos não conseguirão se aposentar porque vão morrer antes disso. É cruel”, enfatiza Sérgio Nobre.

Ele alerta ainda que em países como México e Chile, onde o sistema foi adotado, o que se viu foi idoso com benefício reduzido de forma drástica e vivendo de favores das famílias.

“Esse sistema de capitalização da previdência não serve para nada, além de atender aos interesses dos bancos, tirando o dinheiro do trabalhador. É preciso entender que a Previdência também ampara as pessoas na viuvez, nos acidentes de trabalho, na doença e, se houver um desmonte, o estrago será irreversível”, diz Sérgio Nobre.

 

FALE CONOSCO

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Sindicato e Subsedes

SEDE – PORTO ALEGRE
De segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30h às 17h

Rua Simão Kappel, Nº 423, bairro Navegantes- Porto Alegre-RS, Cep: 90038-900

Telefones: (51) 3225-4795 /3221-2035
E-mail: sindirodosul@terra.com.br

SUBSEDE – SANTA CRUZ DO SUL
De segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h

Travessa Érico Veríssimo, 362 – cj. 101.

Tel.: (51) 3056-4795

ADVOGADO TRABALHISTA / CIVIL / PREVIDENCIÁRIO
SEXTA-FEIRA
Das 10h às 12h e das 13h30 às 16h

Sindirodosul – Praça Osvaldo Cruz, 15, Ed. Coliseu conj. 904 e 906
Porto Alegre-RS, CEP: 90038-900

Telefones: (51) 3225-4795 / 3221-2035

OFTALMOLOGISTA*
Dr. José Protásio Scheid

Rua Prof. Annes Dias, 154, Centro de Porto Alegre.

Telefone: (51) 3221-4948

Com hora marcada, de segunda a sexta-feira Das 08h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30

*COM PARTICIPAÇÃO DE R$ 35,00
– O associado deverá passar na sede do Sindirodosul para pegar a autorização.

Atendimento gratuito para os procedimentos básicos: limpeza, extração e obturações.

PORTO ALEGRE
Clínica Sorrir Bem

Rua Dr. Flores, nº 383, salas 601/602, Centro, Porto Alegre.

Fones: (51) 3012-1975 / 3242-0060

Consultas são gratuitas para restaurações, limpeza e extrações simples. É preciso apenas passar no sindicato para  pegar a autorização.

CACHOEIRA DO SUL
Vero Odontologia Especializada

Av. Brasil, 464, Sala 102, Bairro Drews
Tel.: (51) 9580-9384

SANTA CRUZ DO SUL
Mariele Filter
Rua Borges de Medeiros, 274 Sala 903

Tel.: (51) 3715-3131.
Hora Marcada No Local ou Por Telefone.

SOBRADINHO
Dra. Carine da Cãs

Rua: Marechal Floriano, n°107 – Centro
Tel.: (51) 3742-2419

Curta nossa página