SINDICATO ENCONTRA ALOJAMENTO DA PÉROLA DO SUL E DAKAR EM PÉSSIMAS CONDIÇÕES, EM PELOTAS

É vergonhosa e degradante a situação do alojamento dos trabalhadores das empresas Expresso Pérola do Sul e Expresso Dakar, em Pelotas. Elas pertencem a uma mesma família e operam linhas intermunicipais na região e fretamento.

A partir de uma denúncia que recebeu, a direção do sindicato foi até o local, nas proximidades da Estação Rodoviária e das instalações da Fenadoce, nesta segunda-feira (03), encontrando o pior cenário que se poderia imaginar.

Na verdade, nem alojamento existe. O que tem lá é um velho ônibus improvisado de motor home, caindo aos pedaços, no meio de um charco infestado de mosquitos. Mais parece um cortiço, com banheiro, refeitório, camas, além de materiais de oficina, tudo em péssimas condições dentro do coletivo.

Os mecânicos não têm local apropriado para trabalhar, fazem todos os consertos e manutenção de veículos no próprio pátio, no relento. O presidente do Sindirodosul, Irineu Miritz Silva, José Ivori e o delegado sindical Fernando Guinguerr concluíram que não há  nenhuma condição de conforto e qualidade de vida para os trabalhadores naquele lugar.

Cumprindo com a sua responsabilidade de fiscalizar as condições de trabalho e zelar pela saúde da categoria, a direção do sindicato vai encaminhar uma denúncia do caso ao Ministério Público do Trabalho para que a fiscalização do órgão tome providências urgentes.

O sindicato vai continuar visitando as instalações das empresas e conferindo as denúncias que chegarem à entidade. Todo trabalhador tem direito a condições dignas de trabalho e a um local decente para seu descanso.