Sindicato marca presença nos os protestos contra reformas do Temer

Jurandir e José Ivori foram a Brasília para manifestação

A direção do Sindirodosul está presente em todos os protestos que vêm acontecendo contra as reformas trabalhista e da Previdência que o governo do Temer quer impor ao país. Nas manifestações que acontecem há várias semanas no Aeroporto Salgado Filho, no embarque de deputados para Brasília, sempre há uma equipe do sindicato, com vários outros sindicalistas, ajudando a pressionar os parlamentares.

No protesto que aconteceu em Brasília, na última quarta-feira, dia 24, o Sindirodosul também estava lá, representado pelo diretor administrativo, Jurandir Santos, e o assessor da direção, José Ivori Lima. Eles viajaram um total de 80 horas, ida e volta, num ônibus locado pela federação dos professores do ensino privado do Rio Grande do Sul (Feteesul), e participaram da maior manifestação de trabalhadores e trabalhadoras já ocorrida em toda a história da capital Federal.

“Estávamos lá com mais de 200 mil trabalhadores de todo o Brasil e o mais importante é que as pessoas sabiam porque estavam lá, pelo que estavam lutando e a importância disso”, contou Ivori. “Valeu a pena, porque representamos o maior sindicato de trabalhadores em transporte do Estado, que normalmente não mandava representantes nestes movimentos, e agora o sindicato está ativo na defesa dos nossos direitos conquistados com muita luta, ao longo de muitos anos”, disse Jurandir.

Sindicato também está presente na marcação
cerrada aos deputados e senadores no aeroporto

Provocadores infiltrados

Eles chegaram na capital quarta-feira e viajaram de volta no mesmo dia, depois que a CUT cancelou uma  plenária de avaliação dos protestos, que estava marcada para o final da tarde, devido à violenta repressão policial aos trabalhadores. Segundo Jurandir e Ivori, os eventos de quebra-quebra que ocorreram foram claramente promovidos por provocadores infiltrados, que estavam ali apenas com o objetivo de criar o  pretexto para a polícia atacar a manifestação.

“Era gente infiltrada, é uma tática para a polícia dispersar a concentração de manifestantes”, reforçou Jurandir. Ele considera que foi muito importante essa mobilização para alertar aos deputados e senadores que o repúdio dos trabalhadores às reformas é total: “Esperamos que com isso a o Temer e sua corja desistam de destruir os direitos que nossos pais e avós ajudaram a conquistar, mas estamos prontos para participar novamente de todos os protestos que se fizerem necessários”, completou  .

As centrais sindicais estão avaliando a possibilidade de uma nova greve geral nos próximos dias. Leia mais:
Para CUT, maior marcha de trabalhadores da história só será concluída com nova greve geral