TERMINA NESTA QUINTA-FEIRA (28) PRAZO PARA FICAR EM DIA COM O EXAME TOXICOLÓGICO

Motoristas das categorias C, D e E  têm até esta quinta-feira, 28 de dezembro, para ficar em dia com o exame toxicológico.

Mas quem já entregou o exame não precisa se preocupar, pois o prazo é apenas para os motoristas que estão com o exame vencido ou a vencer até esta data.

O Código Brasileiro de Trânsito estabelece que os condutores devem realizar o exame para emissão e renovação de Carteira Nacional de Habilitação a cada dois anos e seis meses. A legislação prevê 30 dias de tolerância para considerar uma infração gravíssima.

A partir de 28 de janeiro, motoristas que forem flagrados com o exame toxicológico vencido há mais de 30 dias serão multados em R$1.467,35 e vão receber sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A decisão é da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Sobre o exame toxicológico

O DetranRS informa que a validade do exame toxicológico pode ser consultada na CNH Digital, via aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), e na Central de Serviços do DetranRS.

O exame toxicológico é realizado diretamente nos laboratórios credenciados pela Senatran, a partir de amostras de cabelo, pelo, ou unha. Os resultados são emitidos em, no máximo, 90 dias.com custo definido por essas empresas. O resultado não precisa ser apresentado ao DetranRS.

Os laboratórios credenciados têm até 24 horas para informar data e hora da coleta no sistema, e os resultados deverão ser registrados em até 15 dias.

Se o condutor discordar do resultado do exame toxicológico, deverá solicitar junto ao laboratório responsável a realização de uma contraprova, que é a realização de um novo exame toxicológico a partir de uma amostra de cabelos ou pelos já coletada para a realização do primeiro exame.

Nos casos de discordância do resultado, o Detran orienta que NÃO seja realizado novo exame toxicológico em outro laboratório, pois a Senatran poderá não aceitar este segundo exame para serviços de habilitação.

Segundo o Detran, problemas, dúvidas ou esclarecimentos sobre o exame toxicológicos devem ser resolvidos diretamente com laboratório responsável, pois não compete ao DetranRS e ao CFC a realização de procedimentos relativos ao exame toxicológico.

Sindirodosul tem laboratório conveniado

O Sindirodosul tem convênio com o laboratório Prevenir Life onde os sócios e assistenciados podem fazer o exame toxicológicos por valores bem mais acessíveis que em outros laboratórios. A diferença para o preço normal é coberta pelo sindicato.

Os interessados devem passar antes no sindicato e pedir a autorização para o exame.

Prevenir Life – Saúde Ocupacional

Rua Quintino Bandeira, 72, bairro São Geraldo, em Porto Alegre.

– Sócios: R$ 65,00

– Assistenciados: R$ 90,00