TRABALHADORES DA SANTO ANJO REJEITAM PROPOSTA DE ACORDO DA EMPRESA

Na contagem de votos realizada na tarde desta sexta-feira (27), na sede do Sindirodosul, a maioria dos trabalhadores (as) da Santo Anjo da Guarda Ltda. rejeitou a proposta de acordo coletivo de trabalho apresentada pela empresa: num total de 27 votos, foram 17 votos não, 07 sim e 03 nulos.

A proposta rejeitada previa o reajuste dos salários no percentual de 4%, vale alimentação de R$ 578,60, e o VR (somente para os motoristas) de R$ 250,70 a partir de 1º/05/2023, com o pagamento de um único bônus de 8% sobre o salário base de abril/2023 referente às diferenças salariais.

Acompanharam a contagem dos votos o presidente do sindicato, Irineu Miritz Silva, o vice-presidente, José Alcir Ferreira dos Passos, os diretores Waldir Ruwer e Valmir Garcia, e dois funcionários (as) da empresa.

O presidente informou que esteve reunido há alguns dias, na sede do sindicato, com o diretor da Santo Anjo, Carlos Henrique Pastro Pereira, quando este veio apresentar a sua proposta para o acordo coletivo de trabalho de 2023.

Irineu respondeu ao empresário que o sindicato esperava que a empresa cumprisse a convenção coletiva de trabalho (CCT) dos trabalhadores das empresas intermunicipais e interestaduais, negociada entre o Sindirodosul e o sindicato patronal (Sindetri), pois a Santo Anjo faz linhas interestaduais.

Além disso, a CCT também é mais vantajosa aos trabalhadores, trazendo mais benefícios como o plano de saúde.

Por isso, Irineu informou que não podia aceitar um acordo diferente sem antes realizar uma consulta aos funcionários, que foi realizada em votação individual e secreta, dias 25 e 26, na Estação Rodoviária de Porto Alegre, que acabou tendo como resultado a rejeição dessa proposta.