As cláusulas econômicas serão revisadas até 31 de maio de 2020, passando a data-base da categoria, nos próximos acordos, para 1º de junho.

ACORDO COM A PENHA FOI REGISTRADO NO MTE NESTA QUARTA-FEIRA

O Sindirodosul e a empresa Nossa Senhora da Penha fecharam um acordo coletivo de trabalho, prevendo o reajuste salarial e outras cláusulas, com vigência de primeiro de junho de 2023 a 31 de maio de 2024, que obteve registro (homologação) no mediador do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nesta quarta-feira, 31 de outubro.

No documento consta para o reajuste dos salários o percentual de 5,4% a partir da data-base, 1º de Junho, ficando garantido o piso salarial dos rodoviários com os seguintes valores:

a) Motorista de ônibus estadual e interestadual: R$ 2.900,00
b) Emissor de bilhete e agente: R$ 1.867,22
c) Salário mínimo profissional: R$ 1.746,44 como piso geral, exceto para os trabalhadores com os pisos específicos, acima.

Diária por viagem

A empresa dará ainda a título de diária o valor de R$ 10,00 (dez Reais), para cada dia de viagem, ficando garantido também um valor fixo mensal de R$ 250,00 correspondente a 25 diárias independente de serem executadas.

Auxílio Alimentação

Ficou fixado o valor de R$ 470,00.

Plano de saúde

Foi mantido o plano de saúde com o Centro Clínico Gaúcho.

Contribuição sindical

O acordo coletivo de trabalho homologado no MTE prevê também a contribuição da categoria para a manutenção da entidade,  sendo assegurado o direito de oposição dos trabalhadores às contribuições, que deve ser manifestado por escrito ao sindicato até o prazo de 15 dias após essa homologação.

Acordo está no site do sindicato

Leia a íntegra do Acordo Sindirodosul – Penha 2023-2024 clicando aqui no link.

Ele já foi publicada no site do Sindirodosul na aba “Convenções”.