ASSEMBLEIA DO LONGO CURSO APROVA PROPOSTA DE REAJUSTE SALARIAL

Por unanimidade, os trabalhadores rodoviários reunidos em assembleia na sede do Sindirodosul, na noite de quarta-feira (20), votaram e aprovaram a proposta de reajuste salarial trazida pela direção do Sindirodosul da negociação com as empresas, que vem acontecendo desde maio.

Com a data-base em primeiro de junho, a categoria vai receber um aumento de 12,4% em duas vezes, índice que fica um pouco acima da inflação anual, que ficou emf 11,90%, medida pelo INPC, mais um abono de R$ 300,00 também parcelado em duas vezes.

Veja detalhes da proposta que foi aprovada:

– Reajuste salarial de 12,4% em duas parcelas:

– 6,2% retroativo à data-base, em junho.

– 6,2% em janeiro.

– Abono de R$ 300,00 em duas parcelas de R$ 150,00: a primeira em novembro e a segunda em dezembro.

– Cesta básica de R$ 280,00 a partir de primeiro de junho.

– 12,4% de reajuste das diárias na data-base.

– As diferenças de junho dos salários, das diárias e da cesta básica, serão pagas em duas parcelas, 50% em agosto e 50% em setembro.

– A Ouro e Prata já pagou a primeira parcela do reajuste aos seus funcionários (as), mas nas demais empresas, que estavam aguardando a definição da nova convenção coletiva de trabalho, os rodoviários têm essas diferenças a receber.

Para as funções abaixo relacionadas, os salários básicos serão os seguintes, a partir de 1º de junho de 2022:

a) motorista de ônibus: R$ 3.115,02 (três mil cento e quinze reais e dois centavos);

b) motorista de serviços especiais de linhas não regulares: R$ 2.235,30 (dois mil duzentos e trinta e cinco reais e trinta centavos);

c) cobradores: R$ 1.534,12 (um mil quinhentos e trinta e quatro reais e doze centavos);

d) fiscais de linha: R$ 2.567,20 (dois mil quinhentos e sessenta e sete reais e vinte centavos).

Para as mesmas funções:

Café: R$ 13,53 (treze reais e cinquenta e três centavos);

Almoço: R$ 27,06 (vinte e sete reais e seis centavos);

Janta: R$ 27,06 (vinte e sete reais e seis centavos);

O presidente Irineu Miritz agradeceu a presença de todos, ressaltando que se tratou de uma negociação muito difícil com a patronal, iniciada em maio, antes da data-base.

Ele destacou também a notícia de que a maioria dos acordos salariais de 2022 ano tiveram reajuste abaixo da inflação, enquanto que o Sindirodosul conseguiu um índice um pouco acima do INPC.

Segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), 43,4% dos reajustes foram menores que a inflação, enquanto 35,2% foram iguais ao INPC e apenas 21,4% tiveram um aumento superior ao índice inflacionário.

Irineu observou ainda que a diretoria do sindicato acatou a vontade da categoria, quando os trabalhadores não aprovaram a proposta anterior da entidade patronal (Sindetri), que tinha um reajuste menor e parcelava o aumento até março, e vai acatar a decisão de agora também.

Já o tesoureiro Waldir Ruwer disse que “foi defendido com muita garra na negociação pelo sindicato que os trabalhadores precisam de mais dinheiro no bolso e por isso veio o abono de R$ 300,00 , em duas parcelas de R$ 150,00”.

Presença do sindicato de Pelotas

O presidente Irineu também saudou a presença na assembleia do presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Pelotas, Claudiomiro Amaral, e alguns dos seus colegas de diretoria.

O Sindicato de Pelotas, assim como de Santa Maria, Erechim e o Sindirodosul, foram os únicos que se mantiveram firmes e não assinaram a convenção coletiva logo na primeira proposta, do jeito que as empresas queriam, com índices abaixo da inflação e parcelamentos excessivos, como fizeram outros sindicatos do interior.

Claudiomiro relatou que, em Pelotas, as empresas aguardam a definição da convenção coletiva na capital, antes de fecharem qualquer acordo. Eles também têm outras questões importantes em discussão,  além dos salários. “Nós ainda vamos dar um tempo, é muito ruim a proposta da patronal, temos problemas como o VA e outras cláusulas, por isso vamos tomar outros rumos”, concluiu.

A convenção coletiva do longo curso será publicada na íntegra em nosso site, como sempre, assim que for registrada no Ministério do Trabalho, aguarde.