PUBLICADA A CONVENÇÃO COLETIVA DAS EMPRESAS SEMELHANTES ÀS URBANAS (VITÓRIA E LOUZADA)

Já está publicada no site do Sindirodosul a Convenção Coletiva de Trabalho assinada a semana passada pelo presidente do sindicato, Irineu Miritz Silva, e o presidente das Empresas de Transportes Rodoviários do Rio Grande do Sul (Setergs), Fabiano Rocha Izabel, que representou na negociação as empresas semelhante às urbanas, Expresso Vitória e Empresa Louzada.

Conforme a proposta aprovada em assembleia pela categoria, o reajuste dos salários foi fixado em 5,07% a partir da data-base,  1º de junho de 2019. O percentual ficou um pouco acima da inflação, que teve o índice de 4,78% nos últimos 12 meses. Para as funções abaixo relacionadas, aplicando o reajuste, os salários básicos passam a ser os seguintes:

1. a) Motorista de ônibus de linha regular ……. R$ 2.873,73
  2. b) Motorista de serviços especiais …………… R$ 1.954,14
  3. c) Cobradores …………………………………………. R$ 1.726,58
  4. d) Fiscais ………………………………………………… R$ 2.370,00

O valor do vale-alimentação ficou estabelecido em R$ 23,57 por dia  trabalhado e a cesta básica R$ 187,54.

Uma conquista importante, que foi mantida, é a obrigatoriedade das rescisões de contrato de trabalho  serem feitas no Sindirodosul, no caso dos empregados com mais de 12 meses consecutivos na mesma empresa. Com a reforma trabalhista, as homologações deixaram de ser obrigatórias nos sindicatos de trabalhadores, mas o Sindirodosul tem  lutado para que essa cláusula seja mantida nas convenções coletivas. Isso garante que os rodoviários, no momento da rescisão, terão a supervisão do sindicato para evitar qualquer prejuízo no bolso.

Para mais detalhes, veja a  íntegra da Convenção Coletiva de Trabalho clicando aqui ou buscando no site: www.sindirodosul.org.br (buscar na barra por: Convenções).