Rodoviários de Santa Cruz do Sul e região entram em estado de greve

Na assembleia geral do Sindirodosul realizada terça-feira à noite (15) em Santa Cruz do Sul, com grande comparecimento da categoria, os rodoviários da região – Vales do Rio Pardo e Taquari – decidiram entrar em estado de greve.

Pela direção do sindicato estavam presentes o presidente, Irineu Miritz, o secretário-geral, Elton Tonatto, o diretor administrativo, Jurandir Santos, os suplentes Airton dos Santos e Alcerino Machado, mais o assessor da direção José Ivori Lima.

O motivo do estado de greve é a intransigência das empresas  de transporte intermunicipal que querem impor, na negociação salarial, a criação de uma nova linha alimentadora – de até 70 quilômetros – com salários menores.

Segundo o advogado Maurício Vieira da Silva, da assessoria jurídica do Sindirodosul, com ela existiria o risco das empresas começarem a demitir trabalhadores para contratar outros com salários menores.

“A assembleia foi um sucesso, com a presença de mais de cem participantes que rejeitaram a proposta patronal”, disse Jurandir Santos, diretor do Sinrodosul.

Os índices de reajuste de 4% nos salários e 5% no vale alimentação foram aceitos, mas a linha alimentadora foi rejeitada em votação secreta por um placar de 85 contrários e 19 favoráveis. Os patrões mandaram olheiros para a assembleia, o que obrigou o sindicato a realizar o voto em urna para não expor os trabalhadores a retaliações.

A direção do Sindirodosul quer prosseguir na negociação, mas com mobilização da categoria para a greve, caso as empresas insistam na criação dessa nova linha. Na região atuam 13 empresas de transporte intermunicipal, com cerca de 1.500 funcionários, no total. São milhares de passageiros transportados todos os dias.