RODOVIÁRIOS DO FRETAMENTO E TURISMO TERÃO AUMENTO ACIMA DA INFLAÇÃO

Após quase dois  meses de negociação, que começou no final de outubro, a direção do Sindirodosul e os empresários do fretamento e turismo, representados pelo Sinfretur, chegaram a um acordo esta semana.  Com a aprovação da maioria da categoria, ficou acertado o reajuste salarial de 4,2% para uma inflação medida pelo INPC que foi de 3,5% em novembro, no acumulado de 12 meses, e deve baixar ainda mais até a data-base (1º de janeiro).

Isto significa que a categoria terá um aumento real de cerca de 1%, enquanto as empresas queriam conceder apenas o índice da inflação. Isso complicou e retardou a negociação, mas a insistência da direção do sindicato e o apoio da categoria foram mais fortes e o Sinfretur acabou cedendo.

Para a alimentação o reajuste foi de 10% e na cesta básica o aumento foi de 5%. Na soma das diferenças resultantes dos aumentos, entre salários e alimentação, os trabalhadores vão ter um acréscimo de cerca de R$ 1.500,00 na sua renda, no total, no próximo ano.

Dentro das circunstâncias da economia no país, com os baixos índices de inflação, que são a referência para os reajustes, e com a maioria das categorias sem conseguir aumento real, a direção do Sindirodosul considera que foi um bom acordo, o melhor possível.

Veja como ficaram os salários e demais valores reajustados:

Salários:
– Motorista de ônibus: R$ 2.595,14
– Motorista para micro-ônibus: R$ R$ 2.204,48
– Motorista de camionetas tipo van: R$ 1.846,00
– Motorista para automóvel: R$ 1.685,01

Alimentação:
– Vale refeição: R$ 22,00
– Café da manhã: R$ 14,85
– Almoço: R$ 22,00
– Janta: R$ 22,00

– Cesta básica: R$ 141,75

O sindicato agradece a compreensão para as dificuldades e o apoio da  categoria nesta negociação que foi bastante difícil. Na próxima semana a convenção coletiva, assinada pelos presidentes dos dois sindicatos, será encaminhada para o registro no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).