Muita experiência no atendimento médico do Sindirodosul

Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) em 1964, o obstetra, médico do trabalho e clínico geral José Leopoldo Dexheimer atende os associados do Sindirodosul e seus dependentes desde 2003. Em maio último, ele passou a atender em um novo consultório, no 10º andar do Edifício Coliseu, onde está a sede do sindicato.

“A atual diretoria tem se empenhado no melhoramento e modernização do consultório, trazendo mais conforto para os associados”, diz o médico. Com toda a sua experiência e conhecimento, dr. Dexheimer já identificou algumas características marcantes na saúde dos rodoviários.

Lesões por esforço repetitivo

Segundo ele, são muito comuns nos motoristas as lesões por esforço repetitivo (LER). Principalmente, as dores nos punhos, os problemas nos ombros e na coluna, uma vez que ficam longas horas repetindo os mesmos movimentos na condução dos veículos.

Também são frequentes no seu consultório os casos de hipertensão e colesterol alto, devido à alimentação pouco saudável nos restaurantes das estradas e rodoviárias. Assim como as doenças respiratórias decorrentes do tabagismo.

O estresse e o cansaço devido ao trânsito, trabalho noturno e sono irregular, trazem problemas psicológicos que se refletem no organismo, na forma de gastrites, úlceras e outras perturbações da saúde, acrescenta o médico.

Alimentação e exercícios

Suas recomendações para a categoria garantir uma vida com mais disposição e resistência às doenças começam por “alimentação sadia, evitar gorduras e frituras, não ingerir bebidas alcóolicas e manter o cérebro ativo”.

Neste sentido, ele recomenda muita leitura e jogos de raciocínio que, segundo ele, previnem até mesmo contra o alzheimer e parkinson. “Além de manter a mente sadia, fazer caminhadas e exercícios matinais”, recomenda o médico do trabalho.

Ele mesmo é um exemplo: sempre faz as suas caminhadas, gosta de jogar xadrez e estudar línguas estrangeiras. Também escreveu um livro sobre um método de memorização: Sabidex – A lista mágica e já está preparando outro, sem data ainda para publicação.

Único médico da cidade

Quando se formou, há 53 anos, ele foi morar em Herval, onde era o único médico da cidade. Trabalhava num hospital que estava fechado, mal equipado e com energia elétrica somente até 22 horas. Como não tinha auxiliares, treinou a própria mulher, Elisa, para ajudá-lo nas cirurgias.

Anos depois mudou-se para Cachoeirinha, fez o Curso de Medicina no Trabalho, esteve lotado no Inamps, e foi perito da Previdência.  Em 2009 foi aposentado pela compulsória do cargo de perito médico da Previdência, mas seguiu trabalhando, com grande disposição e a simpatia de sempre.

“O fato mais importante na Saúde do nosso país foi a implentação do SUS, pela Constituição de 1988. Atualmente temos uma medicina tão boa quanto a de países desenvolvidos”, garante dr. Dexheimer, que já conheceu os sistemas de diversos outros países.

“Mas isto requer muito esforço dos profissionais médicos, que necessitam de aperfeiçoamento constante, manter-se em boa forma física e mental, boa estrutura familiar, motivação constante, filtrando apenas as boas notícias e formando um escudo contra as más”, ensina o médico.

3 opiniões sobre “Muita experiência no atendimento médico do Sindirodosul”

1. Que bom ver a foto deste grande médico,saber que está saudável e que trabalha em Porto Alegre, ele fez meu parto em 03/03/1970 em Herval do Sul, neste dia nasceu minha filha, ela se chama Ãngela, estamos atualmente morando em Eldorado do Sul, cidade vizinha de Poa.
    Foi um prazer saber noticias suas. Grande abraço.

2. Primeiro médico que conheci em minha vida. Nosso dr. JOSÉ muitas vezes fui fazer consultas por problemas de cálculos renais.Minha vó Socorra era muito conhecida dele. Bom saber que esta bem e ainda trabalhando.

Os comentários estão encerrados.