Assembleia na capital definiu pauta a ser negociada com empresas de longo curso

O Sindirodosul realizou, na noite de ontem (26), na capital, a assembleia dos trabalhadores em transportes rodoviários intermunicipais e interestaduais – o longo curso.

Foi discutida e aprovada a pauta de reivindicações que será apresentada à entidade patronal (Sindetri), para iniciar a negociação da convenção coletiva da categoria, que tem como data-base dia primeiro de junho.

Além do presidente Irineu Miritiz e diretoria do sindicato, estava presente também o advogado e assesssor jurídico Maurício Vieira da Silva. Como proposta para índice de reajuste dos salários, a categoria aprovou o índice de inflação na data-base mais 5% de aumento real.

Para o Vale Alimentação, o valor proposto é de R$ 25,00 para almoço e janta e R$ 13,00 para o café.

Como valor para a cesta básica, os rodoviários presentes aprovaram R$ 210,00 sem a participação do trabalhador, isto é, sem o desconto, ou R$ 260,00 com o desconto.

Reforma trabalhista

O presidente ressaltou que esta é uma campanha salarial muito diferente das demais, pois entrou em vigor a reforma trabalhista, em novembro, que trouxe muitas mudanças importantes para todas as categorias profissionais e que entram na discussão da convenção coletiva.

Neste sentido, o advogado alertou que, neste ano, a discussão das cláusulas relacionadas aos direitos da categoria são até mais importantes que o índice de reajuste. Segundo ele, a reforma trabalhista ameaça muitas conquistas dos trabalhadores e, por isso, é preciso incluir cláusulas na negociação para impedir que aconteçam perdas no bolso dos trabalhadores.

Um dos exemplos que ele citou é o das rescisões de contrato, que pela reforma não precisam mais ser feitos no sindicato, como era antes. Mas uma cláusula na convenção coletiva pode assegurar que continue sendo feita perante os representantes do sindicato, porque essa é a garantia de que o trabalhador não tenha prejuízo nos cálculos do que tem a receber, explicou.

Agora a pauta será encaminhada à entidade patronal (Sindetri) com o pedido de que seja agendada logo a primeira reunião de negociação, disse Irineu. Diretores que se manifestaram pediram a mobilização e participação da categoria, para que a negociação com as empresas tenha os avanços que os rodoviários esperam.

Novas assembleias vão acontecer para outros segmentos da categoria com data-base em primeiro de junho. Veja o cronograma:

1) Dia 05/04 (5ª feira), às 19h30, na Subsede do Sindirodosul, em Santa Cruz do Sul, na Travessa Erico Veríssimo, nº 362/101, em frente à rodoviária.

2) Dia 06/04 (6ª feira), às 20h, em São Jerônimo, no CTG Quero-Quero, Rua Barreto Leite, nº 114. Trabalhadores em transportes intermunicipais com características semelhantes às urbanas.

3) Dia 09/04 (2ª feira), às 16h, na Praça Osvaldo Cruz, nº 15, sala 805 – Porto Alegre, RS. Trabalhadores em transporte escolar.

MARQUE NA SUA AGENDA, PARTICIPE E LEVE SEUS COLEGAS, ESPERAMOS VOCÊS. JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!